1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Reitor recebe comissão de estudantes de Medicina para esclarecimento sobre práticas e estágios no complexo hospitalar da UPE - Universidade de Pernambuco

Reitor recebe comissão de estudantes de Medicina para esclarecimento sobre práticas e estágios no complexo hospitalar da UPE

O reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, recebeu na manhã desta sexta-feira (9) uma comissão de alunos de Medicina para esclarecer as dúvidas surgidas em relação ao anúncio de uma possível celebração de um convênio envolvendo práticas e estágios (internato) de discentes da Uninassau no complexo hospitalar da UPE.

O pedido do encontro foi feito pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelo Diretório Acadêmico Josué de Castro (Faculdade de Ciências Médicas).

Três representantes - Luís Santino (ciclo básico), Nélson Barros (ciclo profissional) e Lorena Sampaio (internato) - manifestaram ao reitor a preocupação da redução do campo de práticas e estágios dos alunos da UPE com a presença de estudantes de outras instituições de ensino.

O superintendente do complexo hospitalar, Gustavo Trindade, participou da reunião, que teve uma hora e meia de duração. Ele ressaltou que a prioridade na formação de profissionais de saúde será sempre dos estudantes da UPE, como determina a Resolução CEPE 034/2016.

O reitor Pedro Falcão destacou que nenhum convênio com a Uninassau foi formalizado, havendo apenas a manifestação de interesse de parceria por parte da universidade privada. O pedido deverá seguir os trâmites legais.

A Resolução CEPE 034/2016 estabelece os parâmetros que a UPE deve cumprir para disponibilizar campos de práticas e estágios para discentes de instituições de ensino nacionais e internacionais que tenham reconhecimento legal. 

A comissão de estudantes defendeu o cumprimento da resolução, que estabelece a ordem de prioridade de ocupação de vagas de práticas e estágios.

O grupo pediu ainda à reitoria transparência na divulgação da oferta de vagas disponíveis e investigação de irregularidades surgidas no processo.

O reitor considerou que a reunião foi importante para manter o canal aberto com os estudantes da UPE, que sempre terão a prioridade dos serviços oferecidos por uma instituição pública.

Em virtude da pandemia de Covid-19, as aulas práticas de estudantes de graduação da UPE nos serviços de saúde estão suspensas temporariamente pela Portaria da SES/PE n° 201/2021. A medida vale para todos os serviços da Rede Estadual de Saúde de Pernambuco.

CONFIRA NOTA DO REITOR E DO SUPERINTENDENTE DO COMPLEXO HOSPITALAR DA UPE

CONFIRA A ÍNTEGRA DA RESOLUÇÃO CEPE 034/2016