1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Reitora da UPE discute parceria institucional com cônsul-geral do Japão no Recife - Universidade de Pernambuco

Reitora da UPE discute parceria institucional com cônsul-geral do Japão no Recife

O Japão pode se tornar um futuro parceiro institucional da Universidade de Pernambuco no ensino de línguas, intercâmbio de estudantes e cooperação em pesquisas nas áreas de saúde, engenharia e tecnologia.

Estas possibilidades de interação acadêmica foram discutidas em uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira entre a reitora da UPE, professora Socorro Cavalcanti, e o cônsul do Japão no Recife, Hiroaki Sano.

Na visita que fez à reitoria, o diplomata foi recebido também pelo diretor de Relações Internacionais da UPE, Igor Lapsky, e pelo professor do programa da Doutorado em Engenharia de Computação da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli), Fernando Buarque.

A reitora Socorro Cavalcanti fez uma apresentação da UPE ao cônsul, destacando as 15 unidades de ensino espalhadas pelo estado e seus três grandes hospitais, colocando toda esta estrutura à disposição para acordos envolvendo pesquisares, tanto professores como estudantes.

O professor Fernando Buarque destacou que o Japão é uma referência em engenharia e tecnologia, áreas que a Poli oferece cursos bem avaliados em pós-graduação.

Ele sugeriu ao cônsul um levantamento de universidades japonesas que pudessem receber professores e estudantes da UPE, assim como os centros de pesquisa da universidade pernambucana estaria de portas abertas para abrigar pesquisadores do país.

Igor Lapsky ressaltou o intercâmbio na área de saúde, com a possibilidade de pesquisas envolvendo as equipes do hospitais Oswaldo Cruz (HUOC), Procape e Cisam, além dos cursos nas áreas de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Odontologia e Educação Física.

"Relações acadêmicas são muito importantes", disse o cônsul Hiroaki Sano. Ele informou que o governo japonês tem interesse de favorecer o intercâmbio de mais pesquisadores do Nordeste brasileiro com instituições científicas do seu país.

Uma alternativa viável para este início de parceria entre a UPE e o Japão é a oferta de curso do idioma japonês para a comunidade acadêmica da universidade pernambucana.

Segundo o diplomata, o envio de professores de língua japonesa para outros países foi suspenso durante a pandemia de Covid-19, mas este programa será retomado.

A reitora Socorro Cavalcanti reiterou que a UPE tem interesse em proporcionar novas oportunidades acadêmicas para seus mais de 20 mil alunos e seus 1,1 mil professores.