1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Reitora e assessor de Relações Internacionais da UPE participam de Fórum Nacional da Abruem - Universidade de Pernambuco

Reitora e assessor de Relações Internacionais da UPE participam de Fórum Nacional da Abruem

A reitora da Universidade de Pernambuco, Socorro Cavalcanti, participa até sexta-feira (19) do 67º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que está sendo realizado no Ritz Hotel, em Maceió.

A UPE é associada à entidade que reúne 47 universidades de 22 estados brasileiros. O encontro em Alagoas é o primeiro presencial promovido pela Abruem desde o início da pandemia de Covid-19.

O assessor de Relações Internacionais da UPE, Igor Lapsky, também estará em Maceió representando a universidade. A Abruem é defensora da causa da internacionalização, promovendo anualmente diversas ações que envolvem missões ao exterior, acordos de cooperação e encontros diplomáticos.

A reitora Socorro Cavalcanti integra a Câmara Técnica de Gestão, Governança e Legislação da Abruem, que fará uma sessão de debates às 15h da sexta-feira.

Três gestores de universidades farão a apresentação de suas experiências sobre autonomia e depois será aberta a discussão. Em seguida, o grupo vai elaborar um documento para aprovação em plenário.

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) é a responsável pela organização do Fórum, que terá como temática principal “Novos desafios, caminhos trilhados e heranças: que aprendizados a pandemia ensina às nossas universidades”.

Outras Câmaras Técnicas da Abruem abordarão temas de relevância para reitores de universidades públicas, como “Caminhos e descaminhos na política de fomento à ciência e tecnologia no país”, ministrado pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes; e “Censo da Educação Superior”, proferido pelos presidente e diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas e Carlos Eduardo Moreno, respectivamente.

Durante o encontro também será realizada a reunião do Conselho Pleno da associação. Na oportunidade serão realizadas as eleições para eleger a chapa que assumirá a gestão da Abruem pelos próximos dois anos.

O ex-reitor da UPE, Pedro Falcão, era o presidente da entidade até abril deste ano, quando renunciou ao cargo na universidade.