1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Revista de Extensão da Universidade de Pernambuco tem edição especial sobre ações em tempos de coronavírus - Universidade de Pernambuco

Revista de Extensão da Universidade de Pernambuco tem edição especial sobre ações em tempos de coronavírus

A Revista de Extensão da Universidade de Pernambuco (Reupe) lançou uma edição especial com conteúdo voltado para o impacto da pandemia de Covid-19 a partir da visão da comunidade acadêmica.

Em 65 páginas, a publicação reúne um artigo de revisão, cinco relatos de experiência e uma entrevista com o pró-reitor de Extensão e Cultura (PROEC) da UPE, Luiz Alberto Rodrigues, sobre as ações desenvolvidas depois da suspensão das atividades presenciais e a necessidade de um novo modelo para disponibilizar o conhecimento científico para a sociedade.

Com publicação semestral, a revista foi criada pela PROEC com o objetivo de ampliar a divulgação das atividades de cultura e extensão existentes no âmbito da Universidade de Pernambuco e de outras comunidades, além de apresentar as interfaces que essas atividades desenvolvem com o ensino e pesquisa.

Em formato PDF, a Reupe propicia a pesquisadores e coordenadores de projetos de cultura e extensão, desenvolvidos junto à comunidade, discorrerem sobre seu trabalho nessa área, em uma linguagem acessível ao público.

Nesta edição especial, os temas abordados são: voluntariado, o uso de ferramentas digitais, prevenção de saúde bucal, plantão psicológico e primeiros socorros nas escolas.

O editorial, assinado pelo professor do Campus Serra Talhada da UPE e biomédico do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), Jurandy Júnior Ferraz de Magalhães, relembra o diagnóstico dos primeiros casos de Covid-19 no estado, em março de 2020, e a necessidade ainda urgente de prevenção para reduzir a atual escalada de mortes decorrente da falta de uma política centralizada de combate ao coronavírus.

Na entrevista, o pró-reitor Luiz Alberto Rodrigues destaca o crescimento das ações de extensão da UPE no período da quarentena por meios digitais, como a realização de oficinas online, cursos, videosaulas, podcasts e lives.

Em 2020, as atividades do programa Conhecimento Solidário cresceram 178% em relação a 2019, com 861 ações resultantes de 12 editais diferentes. O canal de vídeos da UPE no YouTube registrou 1,8 milhão de acessos no ano passado, com a divulgação de conteúdo criado por alunos e professores.

A meta da PROEC é incentivar uma maior participação dos estudantes. Atualmente, 36% dos discentes da UPE participam de alguma atividade de extensão.

A revista pode ser acessada através deste link: https://www.revistaextensao.upe.br/index.php/reupe/issue/view/11. Através dele é possível também ler as edições anteriores.