1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Seminário de conclusão de módulo no curso de enfermagem é marcado por emoção - Universidade de Pernambuco

Seminário de conclusão de módulo no curso de enfermagem é marcado por emoção

Depoimentos emocionados marcaram o encerramento do primeiro módulo do curso de graduação em enfermagem da Universidade de Pernambuco, durante o Seminário de Integração Ensino-serviço, nessa quarta-feira (01/07), no auditório da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da UPE, no campus Santo Amaro, no Recife.

De acordo com a professora da UPE Danielle Moura, o seminário está na programação do módulo I do curso. “Essa atividade, além de apresentar um resultado de pesquisa, é uma forma de acolhimento aos estudantes, que trabalham nessa ação desde o primeiro dia de aula até o encerramento do semestre. Por isso, são convidados também os pais, familiares e amigos dos alunos para presenciarem a apresentação.”

Os discursos emocionaram a plateia que lotou o auditório da unidade de ensino. A estudante Jéssica Tainá foi uma das que agradeceram o apoio dos parentes e amigos. “Agradeço não só aos pais, mas também aos tios, tias, avós, irmãos e a todos que nos apoiaram desde o início e aos que estão aqui hoje.” Felipe de Oliveira, irmão da aluna Beatriz de Oliveira, também se pronunciou. “É um momento ímpar estar aqui e presenciar uma conquista tão importante para minha irmã”, destacou. Outro que fez questão de falar também foi Marcelo Vasconcelos, o pai da estudante Gabriela Santana. “Como pai, é uma felicidade imensa ver minha filha trilhar esse caminho nessa profissão. Desejo a todos um ótimo futuro e que todos vocês sejam profissionais de mão cheia.” A gerente da Vigilância de Saúde do Distrito Sanitário III, Vânia Noronha, também falou. “Agradeço a todos vocês pela caminhada e pelo apoio no trabalho de combate à dengue, no Alto do Mandu.”

A coordenadora do módulo, a professora Raphaela Delmondes disse que todos os professores do curso estavam muito felizes e satisfeitos com o resultado do estudo. “É muito bom saber que o trabalho foi conseguido com muito êxito.” Ela comentou ainda que a iniciativa também proporciona aos estudantes a reflexão sobre a complexidade da saúde.

O Seminário é realizado semestralmente na unidade de ensino e organizado pelos estudantes de enfermagem, com orientação e supervisão dos professores. O objetivo é apresentar o resultado do estudo realizado em campo pelos alunos, que desta vez, pesquisaram no Distrito Sanitário III, no Alto do Mandu, na Zona Norte do Recife. A cada semestre é definido, junto à Secretaria de Saúde de Recife, o território a ser realizado o diagnóstico da situação de saúde das famílias vinculadas à uma equipe de saúde. Além de fazer um diagnóstico da saúde da população durante o tempo em que estiveram lá, eles também cadastraram as famílias para o acompanhamento com os agentes de saúde da Prefeitura do Recife.

Ao todo, 54 estudantes de enfermagem realizaram entrevistas com 711 famílias, no período de março a maio deste ano, durante as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde. Entre os pontos analisados, o tabagismo, uso de álcool, hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose e doenças cardíaca, renal e respiratória. A programação contou ainda com apresentações de cordel e musical.