1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Sergio Rezende e Ariano Suassuna (in memoriam) são oficializados Doutores Honoris Causa da UPE - Universidade de Pernambuco

Sergio Rezende e Ariano Suassuna (in memoriam) são oficializados Doutores Honoris Causa da UPE

Em cerimônia que teve os discursos solenes substituídos por contações de história, a Universidade de Pernambuco oficializou o ingresso, na tarde desta segunda-feira (13), do físico Sergio Machado Rezende e do escritor Ariano Suassuna (in memoriam) na seleta lista de Doutores Honoris Causa da UPE. Em comum entre as duas personalidades que adotaram Pernambuco como base no mundo, a crença de que a ciência, a cultura e a educação sempre derrotarão o medo, a desesperança e a intolerância.

Falecido em 2014, o paraibano Ariano Vilar Suassuna foi representado pelo neto João Suassuna, advogado e professor que relembrou passagens marcantes do avô e a relação forte dele com a família. Coube a ele fazer o panegírico, discurso que destaca as qualidades do agraciado com o mais alto título honorífico da universidade. 

O carioca Sergio Rezende, perto de completar 81 anos de idade e ainda atuando na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como professor emérito, teve o panegírico feito pelo colega docente Fernando Luis de Araujo Machado. Cientista de renome internacional, no seu próprio discurso ressaltou o orgulho de estar recebendo o título na mesma cerimônia de Ariano.

Expoentes nas suas áreas, Rezende e Ariano também foram citados como exemplos de servidores públicos, atuando um como ministro da Ciência e Tecnologia e outro como secretário estadual de Cultura, garantindo investimentos para suas áreas e valorizando pesquisadores e artistas de todas as áreas.

A mesa da solenidade foi composta pelo reitor Pedro Falcão, pela vice-reitora Socorro Cavalcanti, pela vice-governadora Luciana Santos (de forma virtual) e pelo secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) Leonildo Sales.

A entrega dos títulos faz parte das comemorações dos 30 anos de fundação da UPE. O próximo a ser entronizado na lista será o educador Paulo Freire (in memoriam).