1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Universidade de Pernambuco avança no seu processo de internacionalização com base de apoio em Portugal - Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco avança no seu processo de internacionalização com base de apoio em Portugal

O processo de internacionalização da Universidade de Pernambuco foi o tema de uma reunião virtual de cooperação nesta quarta-feira (24). De seu gabinete, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) Lucas Ramos conheceu detalhes da operação da Casa Pernambuco na cidade portuguesa do Porto, que dará apoio à comunidade acadêmica local que estiver no país europeu e também sediará eventos como seminários abordando temas de interesse da UPE e da parceira UPorto.

Na sede da reitoria da UPE, o reitor Pedro Falcão e o assessor de Relações Internacionais da universidade, Karl Schurster, receberam o presidente do Instituto Pernambuco-Porto Brasil, Zeferino Ferreira da Costa e o assessor da entidade, Alfredo Antunes.

De acordo com o reitor Pedro Falcão, além da mobilidade acadêmica, o objetivo é promover não apenas a cultura, mas as inovações em ciência e tecnologia produzidas no estado.

No reforço deste processo, a UPE estará representada em Portugal por Karl Schurster, que em breve assumirá uma diretoria para assuntos internacionais do instituto representando o lado brasileiro, dividindo as ações com um professor da UPorto.

Situado na Rua das Estrelas, em uma área de 7,8 mil metros quadrados, o edifício sede do Instituto Pernambuco-Porto Brasil fica perto das faculdades de Ciências, Arquitectura, Letras e do centro desportivo da Universidade do Porto, que cedeu o espaço em regime de comodato.

O espaço construído de 2,3 mil m² foi projetado pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi e conta com um auditório (que ocupa uma espécie de cone cortado), uma biblioteca e centro de documentação, um espaço destinado a acolher exposições temporárias e uma zona destinada à cooperação empresarial. Tem ainda uma área residencial, com quatro alojamentos que poderão receber professores e investigadores universitários de passagem pelo Porto.

A casa se tornou realidade 29 anos depois de sua idealização em 1992, quando um pequeno grupo de brasileiros e portugueses reunidos em Vila Nova de Gaia começou uma conversa informal sobre apoio a intercâmbio de estudantes brasileiros para o Porto.

Nascido em Portugal, mas estabelecido em Pernambuco ainda jovem, Zeferino Ferreira da Costa recebeu da UPE um diploma de Hora ao Mérito pelos serviços prestados à instituição de ensino superior pernambucana.

Além da casa em Portugal, o Instituto Pernambuco-Porto Brasil firmou uma parceria com a Editora da Universidade de Pernambuco (Edupe). Serão lançados, ainda nesse ano, editais para o prêmio Zeferino Ferreira da Costa de Ensaios sobre a Cooperação Brasil-Portugal e o prêmio de literatura Alfredo Antunes.

Obs: A reunião na reitoria da UPE ocorreu obedecendo as regras sanitárias estabelecidas para prevenção do coronavírus.