UPE é finalista do Desafio Sebraelab

Dois projetos de professores e alunos da Universidade de Pernambuco (UPE) foram finalistas do Desafio Online Sebraelab, organizado pelo Sebrae Pernambuco, encerrado no último dia 15 de maio.

Um dos projetos finalistas, classificado em 4o lugar, foi o projeto de Extensão de Saúde Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade (Fop), “OdontoMob”. A ação de extensão é formada por 52 alunos da graduação em odontologia, liderado pela professora da unidade Regina Menezes, e tem como objetivo oferecer atendimento clínico de saúde bucal e tratar pessoas idosas e com mobilidade reduzida em uma van.

O outro projeto da UPE, classificado em 5o lugar, foi o “SaveLives”, formado pelos alunos Ana Cláudia Santos, Humberto Silva e Saulo Pereira da pós-graduação em Ciência de Dados e Analytics da Escola Politécnica da instituição (Poli). O projeto se baseou na criação de uma gestão inteligente dos dados do paciente em uma plataforma online para hospitais públicos e privados.

De acordo com o professor e Coordenador Geral de Inovação da UPE, Alexandre Maciel, “o desenvolvimento dessas iniciativas, mesmo em momento de pandemia, mostram que as ações de ensino e extensão inovadoras da universidade continuam entregando grande valor a sociedade”, ressaltou. 

O evento, realizado de maneira totalmente remota, teve como objetivo desenvolver soluções inovadoras para problemas reais fundamentados nos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Chegaram a final do desafio cinco projetos, sendo dois da UPE. 

O desafio contou com a participação de 150 jovens distribuídos em 48 equipes, entre eles alunos do ensino médio e/ou recém formados. Apesar de organizado no Recife, participaram do evento times do interior do estado, de Minas Gerais e São Paulo.