1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE comemora 25 anos com solenidade - Universidade de Pernambuco
×

Observação

Simple Image Gallery Notice: Joomla's /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

UPE comemora 25 anos com solenidade

Os 25 anos da Universidade de Pernambuco (UPE) foram comemorados, na manhã de hoje (13/06), em solenidade no auditório Prof. Clélio Lemos da Faculdade de Ciências da Administração (Fcap) da instituição e contou com a presença da comunidade acadêmica e de convidados.

 

Para marcar o aniversário a Universidade promoveu uma programação especial. A abertura do evento foi feita pelo reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, que fez, em seu discurso, uma retrospectiva da instituição com seus avanços e conquistas, ressaltando a participação das pessoas que a compõem. “Nada disso poderia ter acontecido se não houvesse o empenho e a determinação de toda uma comunidade acadêmica: professores, técnicos administrativos e estudantes que fizeram, e fazem, parte de nossa universidade. As contribuições feitas por estas tantas pessoas têm, uma profunda influência sobre a história, a trajetória, a representatividade, e principalmente sobre o perfil, o que constitui na essência, as unidades da Universidade de Pernambuco”, destacou.

Em seguida a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, representando o Governador Paulo Câmara na ocasião, fez questão de destacar o olhar para o futuro e os desafios propostos para melhoria da instituição. “A dimensão da inovação está ganhando espaço na UPE, inclusive com a construção de um instituto de pesquisa no Parqtel – Parque de Eletroeletrônico e Tecnologias Associadas de Pernambuco”, ressaltou.

Após os discursos, aconteceu o descerramento da placa do Jubileu de Prata da UPE, alusiva a passagem dos seus 25 anos. Em seguida, foi realizada a obliteração do selo personalizado em homenagem ao aniversário da Universidade, comandada pelo presidente regional dos Correios em Pernambuco, Pedro Luiz Mota Soares.

A programação contou, ainda, com a entrega da réplica do painel “O Sol de Pernambuco”, desenvolvido pela artista plástica, Margot Monteiro, que ressalta a presença da UPE no Estado, que vai do litoral ao sertão, evidenciando a natureza vibrante que nos cerca, através de um desenho nítido e colorido da flora e fauna, percorrendo o território de leste a oeste, representando o sol como grande força propulsora de toda nossa natureza.

Receberam a réplica da obra a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, o ex-reitores da UPE, Prof. Emanuel Dias e Prof. Carlos Calado, a gestora executiva Pró-Tempore do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc/UPE), Profa. Izabel Avelar, e a diretora dos campi da UPE nas Matas Norte e Sul, Profa. Auxiliadora Campos. O ex-reitor da Universidade, Prof. Júlio Correia, não pode comparecer ao evento devido a problemas de saúde, mas que também receberá a réplica.

Na ocasião, também foi prestada uma homenagem aos servidores aposentados que contribuíram para o crescimento da Universidade, com a leitura nominal dos que se aposentaram no período de junho de 2015 a junho de 2016. A servidora aposentada, Eliane Gomes de Araújo, fez a leitura de um cordel representando os demais colegas.

A homenagem foi seguida pela certificação do professor livre-docente ao professor do campus da UPE em Petrolina, Rodrigo Cappato de Araújo, que também alcançou a promoção ao cargo de professor associado.

Na sequência, foi outorgado o título de professor emérito aos professores da UPE: Assunção Fernanda Magalhães da Costa, Roberto Alves dos Santos, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas e Mariza Cisneiros da Costa Reis, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento da Universidade.

Escolhido para falar em homenagem aos agraciados, o diretor do campus da UPE em Camaragibe, Prof. Emanuel Sávio, destacou a importância do título honorífico. “Ser professor emérito é ir além de dar aulas da disciplina para que foi contratado. É sonhar o grande sonho, é abrir caminhos para o futuro, é fazer algo mais. E, assim, vocês o fizeram”, falou.

Em agradecimento a outorga, o professor, agora emérito, Roberto Santos, fez uma fala em nome de todos os agraciados na solenidade agradecendo o reconhecimento da Universidade. “Não recebemos só a honraria, mas o privilégio de continuarmos servindo e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da nossa gloriosa Universidade de Pernambuco”, disse concluindo, assim, as formalidades.

O evento foi encerrado com o tradicional corte do bolo.

{gallery}aniversario{/gallery}