1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE comemora 28 anos de fundação com solenidade prestigiada - Universidade de Pernambuco
×

Observação

Simple Image Gallery Notice: Joomla's /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

UPE comemora 28 anos de fundação com solenidade prestigiada

Os 28 anos da Universidade de Pernambuco (UPE) foram comemorados, na manhã de hoje (12/06), em solenidade no auditório da Faculdade de Ciências da Administração e Direito (Fcap) da instituição e contou com a presença da comunidade acadêmica e de convidados.

Para marcar o aniversário a Universidade promoveu uma programação especial. A abertura do evento contou com uma apresentação do violonista Cláudio Almeida, seguida formalmente pelo reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, que fez, em seu discurso, uma retrospectiva da instituição com seus avanços e conquistas. “A celebração dos 28 anos da nossa Universidade é o momento mais adequado para levantar os olhos e buscar uma visão mais larga da instituição e refletir, utilizando a sua história, como nos situamos em relação aos nossos objetivos”, destacou.

“A solidez da nossa universidade, seu impacto no desenvolvimento nacional, nossa crescente participação na produção científica, a qual dobrou nos últimos anos, e a qualificação da formação proporcionada por nossas unidades devem ser creditadas como marco da nossa atuação na comunidade acadêmica, e firmando sua competência e seu compromisso com o desenvolvimento humano”, ressaltou.

O reitor da UPE lembrou, ainda, do momento nacional difícil em que a educação superior pública e de qualidade está atravessando. “Registro nosso posicionamento, por convicção, pela formação que tive, contrário a qualquer ação que preceda ao desmonte da ciência no pais, em um ataque direto a manutenção e atuação das Universidades. A atual situação política e econômica do país aponta para um futuro incerto, e, como profissionais, devemos perseverar na responsabilidade com a sociedade”, finalizou. 

Em seguida o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, representando o Governador Paulo Câmara na ocasião, que tem procurado fazer da educação no Estado uma prioridade absoluta. “A luta da UPE nesses 28 anos trouxe para o nosso povo avanços inimagináveis. Precisamos ter a clareza que essa é uma luta de todos para a continuidade do crescimento e desenvolvimento da nossa população com mais qualidade e mais conhecimento. Contem comigo e com a nossa secretaria para o fortalecimento desta instituição”, parabenizou.

Na sequência, foram outorgados os títulos de Doutor Honoris Causa aos professores da UPE: José Guido Corrêa de Araújo, Renato Medeiros de Moraes e Crisna Teodorico dos Santos, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento da Universidade.

Uma Comissão de Honra, composta pela vice-diretora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Profa. Fernanda Maria Fernandez Pereira, pelo diretor da Escola Superior de Educação Física (Esef), Prof. Marcílio Barbosa Mendonça Souza Júnior, e pela diretora do campus da UPE em Garanhuns, Profa. Rosângela Estevão Alvez Falcão, conduziram os outorgados ao recinto.

Os professores da UPE, Américo Gusmão de Amorim, Marcílio Barbosa Mendonça Souza Júnior e Josaniel Vieira da Silva, fizeram os discursos panegíricos dos outorgados com os títulos, José Guido Corrêa de Araújo, Renato Medeiros de Moraes e Crisna Teodorico dos Santos, respectivamente. 

Os pronunciamentos panegíricos, que é de elogio, destacando os principais aspectos da carreira do homenageado, foi seguido da leitura dos Termos Indagativo e Responsivos, pela leitura das Resoluções do Conselho Universitário, que aprovaram a concessão dos títulos a cada um dos professores, pela trasladação das vestes talares e entrega do diploma, e pela leitura do Termo de Concessão do Título.  

Finalizando o ritual, os professores da UPE e, agora, Doutores Honoris Causa pela instituição, fizeram seus discursos congratulatórios.

A  Doutora Honoris Causa Crisna Teodorico dos Santos deu início a sua fala com muita emoção e agradecendo por fazer parte do seleto grupo dos outorgados. “Sinto-me honrada pelo reconhecimento ao meu trabalho, em especial, ao corpo discente, razão e essência do ofício de professor, aos quais contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional, alimentando sonhos, esperanças e possibilidades de renovação e superação do cotidiano viver educacional”, disse. 

“Minha gratidão aos colegas professores pela comunhão e partilha de experiências e conhecimentos. Aos meus pais e familiares pela educação e valores morais e éticos recebidos. Agradeço aos gestores do campus da UPE em Garanhuns por acreditarem no meu trabalho e confiarem a mim um cargo de confiança. À equipe da Reitoria, com os quais criamos laços profissionais e de amizade, obrigada pelos ensinamentos ao longo da caminhada. Sinto-me orgulhosa e realizada por ser professora. Amo e vivo a Universidade de Pernambuco. Obrigada!”, concluiu.

Concluindo os discursos congratulatórios, o Doutor Honoris Causa José Guido Corrêa de Araújo agradeceu a indicação do seu nome para receber o honroso título e aprovação por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário (Consun) e aos que contribuíram com a sua trajetória. “Gostaria de expressar, de coração, que esse honroso título vem coroar nosso caminho de vida dedicado à Medicina, à Educação Médica e à causa da Universidade Pública de qualidade. O meu muito Obrigado!”, finalizou.

Para encerrar a cerimônia de outorga dos títulos, o reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, ressaltou a importância do reconhecimento dos que abdicaram da sua continuidade na formação acadêmica em prol do crescimento da instituição. “É meu dever como reitor destacar e realçar a compreensão de que a Universidade é uma obra de construção coletiva, cujo sucesso depende do trabalho, da dedicação e da competência de diversas gerações. Para os que estão chegando na UPE agora, lembrem-se: alguém antes de você se sacrificou, e muito, para que você recebesse a Universidade que hoje você faz parte. Quero, mais uma vez, reconhecer e agradecer a todos que fizeram e fazem a Universidade de Pernambuco conquistar tantas vitórias, avanços e e comemorar mais um aniversário como estamos fazendo neste momento”, finalizou.

O ritual de outorga dos títulos foi seguido pela certificação de Professor Livre-Docente a 22 professores. A professora, Maria de Lourdes Guedes Alcoforado, recebeu a certificação em nome dos demais colegas de profissão.

Na ocasião, também foi prestada uma homenagem aos servidores aposentados que contribuíram para o crescimento da Universidade, com a leitura nominal dos que se aposentaram. A servidora aposentada, Flávia Marques Xavier, agradeceu a homenagem em nome dos demais colegas e foi presenteada pela Pró-Reitora de Desenvolvimentos de Pessoas (Prodep), Profa. Vera Gregório, com uma placa.

O evento foi encerrado com o tradicional corte do bolo.

A cerimônia na íntegra pode ser assistida no link: https://youtu.be/jqxI5vUeQK8

{gallery}Galeria_28_Anos_UPE_12_06_2019{/gallery}