1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE dá início ao curso de Aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior - Universidade de Pernambuco

UPE dá início ao curso de Aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior

Em continuidade as ações acordadas nos Seminários de Integração Acadêmica, a Universidade de Pernambuco (UPE) deu início ao curso de Aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior, que acontece até novembro deste ano.

 

O curso, oferecido na modalidade semipresencial (plataforma virtual, com dois encontros presenciais) e com carga horária de 60h, tem como objetivo possibilitar aos professores da UPE acesso aos conteúdos inerentes ao trabalho docente no contexto do ensino superior, bem como a discussão de questões pertinentes a essa realidade.

A primeira rodada dos encontros presenciais teve início na última terça-feira (13/09) e foi realizada no auditório da Faculdade de Enfermagem da UPE (Fensg), com a aula do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Carlos Teixeira da Silva, com o tema: “O nosso mundo e o Brasil: uma época de mudanças e incertezas”. Na sequência os encontros aconteceram nos campi da Universidade em Garanhuns e Petrolina.

Já a segunda fase presencial do curso acontecerá em outubro, nos dias 18, 19 e 21, respectivamente nas mesmas unidades. A avaliação final do curso, que consiste na entrega de um projeto de intervenção na sua atividade docente ou artigo acadêmico sobre a experiência docente na UPE, será realizada em novembro.

A metodologia do aperfeiçoamento será veiculada, essencialmente, via plataforma moodle, que permite a utilização de diversos recursos multimídia fomentando, assim, a busca de informações, a reflexão sobre elas e a reconstrução do conhecimento. Além de estimular a interação dos alunos entre si e com o professor-tutor, responsável pelo suporte acadêmico à turma. 

Confira abaixo o calendário completo do curso:

05 a 12/09 - Semana de acolhimento;

12/09 a 11/10 - Unidade 1: “A relação entre professor e estudante em sala de aula”;

12 a 27/09 - Fórum 1: “Da teoria e da prática em sala de aula”;
13 a 16/09 - Aula presencial 1: “O nosso mundo e o Brasil: uma época de mudanças e incertezas”;

27/09 a 11/10 – Fórum 2: “Quem são os nossos estudantes?”;

12/10 a 10/11 - Unidade 2: “Inovação e prática em sala de aula”;

12 a 26/10 - Fórum 3: “O digital e a concorrência com os métodos tradicionais de ensino. A tal revolução digital”;

18 a 21/10 – Aula presencial 2: “Inovação e ensino: um debate sobre o futuro da Universidade”;

27/10 a 10/11 - Fórum 4: “A prática na sala de aula: o plano de aula e o plano de curso”;

11 a 25/11 - Avaliação final – WEBQUEST.