1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE disponibiliza informações importantes sobre o coronavírus - Universidade de Pernambuco

UPE disponibiliza informações importantes sobre o coronavírus

O professor da disciplina de imunologia da Universidade de Pernambuco (UPE), Rafael de Freitas e Silva, produziu material sobre o coronavírus como forma de alertar para a prevenção.

Confira o trabalho:

Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que podem causar doenças como um resfriado comum ate quadros respiratórios mais graves. Vários desses vírus estão presentes na natureza em animais e não são geralmente transmitidos para os seres humanos. Contudo, mais recentemente foi identificado na China um novo coronavírus (CoV) que apresenta a capacidade de ser transmitido para o ser humano e causar a doença chamada de COVID-19.

A infecção pode ser transmitida de humano a humano e o numero de casos aumentou rapidamente em vários países. Sintomas comuns da infecção incluem febre, tosse seca, mal estar geral e respiração mais curta. Somente nos casos mais graves a infecção pode causar quadro similar a pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave com necessidade de auxilio médico urgente.

Neste contexto, e em decorrência do aumento do numero de casos confirmados de coronavírus no território brasileiro e em Pernambuco e da possibilidade de aumento desse numero,a UPE decidiu agir rapidamente e participar ativamente dessa mobilização no sentido de informar a comunidade.Tal medida é de extrema importância para prevenção de mais casos na região. 

Perguntas frequentes sobre a COVID-19:

  • Porque parar as Universidades e escolas?

A ideia de parar agora é para evitar que o vírus continue a se propagar entre as pessoas não infectadas, sobretudo os grupos mais vulneráveis. A epidemia ainda esta bem no começo e se agirmos agora poderemos conter e impedir que se torne maior. No ambiente escolar ou universitário ficamos muito próximos uns dos outros e por ventura poderíamos ter chances maiores de contaminação. Assim, evitem aglomerações para se proteger de novas infecções.

  • Quem é o Coronavírus ou SARS-CoV-2?

Primeiramente é importante esclarecer que o vírus se chama SARS-CoV-2 e a doença que ele causa se chama COVID-19. A família dos coronavirusé bem numerosa e eles estão presentes naturalmente na natureza. Alguns animais possuem esses vírus e agem como reservatórios virais. O vírus em questão agora é o SARS-CoV-2 que ao infectar o ser humano causa a doença COVID-19. Estes vírus não são vírus da família influenza, ou seja, não são vírus da gripe. Contudo, eles infectam o organismo e causam sintomas bem similares a uma gripe, somente em alguns casos de pessoas idosas e com algumas doenças crônicas como diabetes, asma entre outras, a doença pode se complicar.

  • Como ele pode ser transmitido de pessoa para pessoa?

O vírus pode ser transmitido principalmente pela tosse, espirro ou gotículas que são liberadas pela boca do individuo infectado. Essas gotículas contém o vírus e se entrarem em contato com a boca, nariz ou olhos de alguém não infectado, poderá infectar. Quando alguém infectado expele essas gotículas ao tossir ou espirrar ou falar, essas gotículas viajam no ar por cerca de um metro até caírem nas superfícies ou no chão. As gotículas com o vírus também podem cair em superfícies e o vírus é muito capaz de sobreviver nessas superfícies. Assim, se alguém tocar nessa superfície contaminada, que pode ser uma maçaneta de porta ou cadeira ou mesa, e levar os dedos a boca, nariz ou olhos também poderá se contaminar. Em estudo recente, os coronavírus podem resistir por dias em superfícies e émuito importante desinfetar as superficies e os sapatos para reduzir a quantidade de virus.

  • Quais os sintomas?

O vírus fica latente por alguns dias, mas continua sendo liberado pelas gotículas e a pessoa infectada pode transmitir para outras. Os sintomas podem variar de febre, tosse seca, dores no corpo. Nos casos mais leves a recomendação é que o paciente fique em casa. Em casos mais graves com evolução para dificuldades respiratórias o paciente deve procurar ajuda médica.

  • O que faço se sentir sintomas?

A melhor medida é ficar em casa, de repouso, evitar contato com outras pessoas, reservado. Se precisar sair do quarto ou preparar algo, utilizar mascara para evitar contaminar outras pessoas. Utilizar o banheiro individual, separado, após o uso do banheiro, fechar a tampa e em seguida acionar a descarga. As roupas podem ser lavadas normalmente e os utensílios devem ser separados.

Esta é uma medida de controle de novas infecções e os pacientes só devem procurar auxilio medico se sentirem dificuldades respiratórias.

Mais informações podem ser encontradas na cartilha da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em anexo.

  • Como podemos nos prevenir da infecção?

Se mantenham saudáveis com uma alimentação saudável rica em frutas e legumes, realizem exercícios e tomem bastante água. A água ajuda a fluidificar as mucosas e faz com que o organismo reaja melhor às infecções. Importante lavar sempre as mãos e após aplicar álcool 70% que pode ser encontrado em farmácias e supermercados. Manter as unhas cortadas e higienizar sempre a casa com álcool nas superfícies e hipoclorito no piso. Evitar aglomerações e manter distancia de pelo menos 1 metro com outras pessoas. Abraços, apertos de mão e outros contatos devem ser evitados. Remover os sapatos antes de entrar em casa.

  • Já há tratamento ou vacinas?

Pesquisadores no mundo inteiro estão tentando responder essa pergunta agora! Porém, no momento não temos disponível nenhuma vacina ou medicamento que possa ser utilizado. As projeções para vacinas indicam que possivelmente em alguns anos poderemos ter alguma vacina que consiga nos proteger de outras epidemias.

  • Quais os grupos de riscos?

Idosos acima de 60 anos e pessoas com alguma doença crônica como diabetes, asma, hipertensão tem um risco maior de evoluir para complicações.

  • Como melhorar a saúde do nosso sistema imunológico?

Podemos melhorar a saúde do nosso sistema imune com hábitos bem simples como comer bastante frutas e legumes. Esses alimentos são ricos em vitaminas e permitem com que o organismos mantenha as células de defesa ativas e produza também anticorpos. Os anticorpos são moléculas produzidas pelo sistema imune e previnem a entrada dos vírus nas células. Atividades físicas regulares também são importantes para manter um bom estado geral do corpo e a redução de estresse. A atividade física estimula a secreção de hormônios do relaxamento geral e redução de hormônios do estresse que causam supressão da atividade imune. Redução da ingestão de açúcares também é importante pois estes causam redução da atividade das células imunes. De forma geral, hábitos de vida saudáveis ajudam o corpo a se defender melhor de agentes agressores, como o SARS-CoV2.

Procurem fontes seguras para informações e evitem a propagação de Fake News. Precisamos ser solidários e ajudar a proteger nossa comunidade da propagação desse vírus.

O Sistema Único de Saúde tem um aplicativo que ajuda a guiar sobre os sintomas da doença e como melhor conduzir.(https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu um plano de contenção que pode ser acessado: (https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/plano_de_contingencia_corona_final_2020-03-13_v1.pdf).

Fontes para informações gerais:

PORTAL CORONA VÍRUS MINISTÉRIO DA SAÚDE 

PLANO DE CONTENÇÃO FIOCRUZ

ANVISA

ACOES DO GOVERNO BRASILEIRO PARA COMBATE AO CORONAVIRUS

BIREME NOVO CORANAVIRUS. BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAUDE.

ORGANIZACAO PAN AMERICANA DE SAUDE

Fontes para pesquisadores e profissionais de saúde:

CENTRO DE CONTROLE DE DOENCAS ATLANTA

ORGANIZACAO MUNDIAL DA SAUDE OMS COVID-19

FOOD AND DRUG ADMINISTRATION COVID-19

CHICAGO UNIVERSITY PUBLIC HEALTH SCHOOL COVID-19

WHO MAPS COVID-19

CDC COVID-19

HEALTH MAP COVID-19

DATA MAP GOOGLE COVID-19

COVID-19 INFO LIVE MAP

TECHNICAL GUIDANCE WHO COVID-19

ARTIGOS PREPRINT BIORXIV COVID-19

ARTIGOS BMC COVID-19

OSF PREPRINT COVID-19

ELSEVIER COVID-19 INFORMATION CENTER

ARTIGOS NATURE COVID-19

ARTIGOS PUBMED COVID-19

COLETANEA ARTIGOS NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE EM COVID-19

ARTIGOS THE LANCET COVID-19