1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE finaliza curso em Ciências de Dados e Analytics ofertado em parceria com SUAPE - Universidade de Pernambuco

UPE finaliza curso em Ciências de Dados e Analytics ofertado em parceria com SUAPE

Publicado em 02/06/23

 

A Universidade de Pernambuco finalizou a turma especial da Especialização em Ciência de Dados e Analytics, promovido no Complexo Industrial Portuário de SUAPE. O curso teve o objetivo de formar cientistas de dados por meio de conceitos e práticas que permitiu aos servidores do porto a identificação de oportunidades de exploração em grandes volumes de dados oriundos dos diversos setores do serviço portuário.
A atividade com carga horária de 360 horas foi concluída por treze servidores que apresentaram cinco projetos estratégicos nas áreas ambiental, orçamento, atracação, comercial e logística.

A iniciativa da contratação do curso faz parte do Programa Lócus de Inovação para o Setor Portuário, coordenador pelo Prof. Dr. Bruno Fernandes. “Esta ação foi fundamental para a criação de uma cultura de dados em SUAPE e proporcionou o desenvolvimento de cinco MVPs que irão impulsionar os serviços portuários”, destacou o docente.

O Curso de Ciência de Dados, criado em 2016 na Escola Politécnica da UPE, já formou mais de 300 cientistas de dados em oito turmas abertas ao mercado, além das turmas in company, com instituições como a Receita Federal, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Controladoria do Estado e a Stellantis.

“A cada ano cresce a busca por formação especializada em ciência de dados tendo em vista que cada vez mais profissionais de qualquer área do conhecimento tomam decisões orientadas a dados em busca de vantagem competitiva das empresas que trabalham, destacou o Prof. Dr. Alexandre Maciel, coordenador da especialização.