1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE firma parceria com cidade de Bonito na área de saúde bucal - Universidade de Pernambuco

UPE firma parceria com cidade de Bonito na área de saúde bucal

 

A partir do primeiro semestre de 2016, a população da cidade de Bonito vai ser beneficiada com o Resgatando Sorrisos, projeto de extensão desenvolvido pela Universidade de Pernambuco desde 2011, através da oferta de serviços especializados e capacitação de cirurgiões dentistas e suas equipes. A parceria foi firmada em reunião que aconteceu na última sexta-feira (18/12), na Reitoria, comandada pelo reitor Pedro Falcão, com a participação de representantes das Secretarias de Saúde do Estado e desse município, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e da Faculdade de Odontologia da UPE.

 

Bonito é a primeira cidade a entrar nessa parceria, na qual a UPE atuará nas quatro macro regiões pelos próximos quatro anos. O objetivo do projeto é favorecer a população carente com serviços especializados na área de saúde bucal, como assistência em prótese dentária, prevenção ao câncer bucal, dentística, atendimento a pacientes especiais e pesquisas epidemiológicas sobre as populações assistidas.

“O projeto se desenvolve no período de março a dezembro. A assistência a cidade de Bonito será em julho de 2016”, informou a coordenadora da ação, a professora da UPE Sandra Moraes. Ela explicou ainda que haverá atuação em três áreas: educação presencial, a distância e assistência. “A educação funciona em todos os meses do projeto e a intervenção, onde realizamos um grande mutirão de atendimento a população, será durante quatro dias no mês de julho.” A parceria envolve a coordenação de Saúde Bucal de Pernambuco e Secretaria de Saúde Municipal de Bonito, além da UPE, através da sua Faculdade de odontologia.

Ao todo, 70 profissionais e estudantes estarão envolvidos nessa ação, com capacidade para orientar 1,5 mil pessoas em saúde bucal e atender mil pessoas nas diversas áreas (prótese dentária, prevenção ao câncer bucal, dentística, atendimento a pacientes especiais e pesquisas epidemiológicas). 

A secretaria de Saúde de Bonito, Julieta Pinheiro, ressaltou importância da ação. “A iniciativa vai qualificar os profissionais do município, atingir uma população carente e levar muitos benefícios para sanar esse problema de saúde bucal, além de prevenir outras doenças”, ressaltou. Ela comentou também que haverá uma triagem daqueles que precisam do serviço, nas zonas rural e urbana.

O reitor falou da alegria em fazer essa parceria com a cidade de Bonito e ressaltou o trabalho da equipe da universidade nessa área. Já o pró-reitor Renato Medeiros destacou o prazer em participar desses projetos de políticas públicas. Também estiveram na reunião Iremar Souza Filho e Paulo Cézar, técnico e coordenador de Saúde Bucal do Estado, respectivamente, e Carlos Melo, coordenador de Saúde Bucal de Bonito.

MUNICÍPIOS – O Resgatando Sorrisos desenvolve ainda serviços de intervenção odontológica no Recife e em Arcoverde e atividades educativas através de ações de educação presencial em diversos municípios pernambucanos, como: Recife; Camaragibe; Paulista, Olinda, Nazaré da Mata, Pombos, Jaboatão, Carpina, Orobó e Casinhas. “Usamos também uma ferramenta eletrônica (facebook.com/resgatandosorrisos) que leva informações diárias sobre saúde bucal à população, com alcance de mais de 90 mil pessoas no  ano de 2015”, destacou Sandra Moraes.