Um livro publicado por universidade mexicana destacando novas linhas de investigação na área de educação na América Latina tem um capítulo de autoria do professor da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco, José Luiz Alves, e duas orientandas suas do mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da FCAP/UPE, Magali Ferreira de Menezes e Cilene Magda Vasconcelos de Souza.
A pesquisa “A interdisciplinaridade como prática pedagógica: a percepção do discente do curso de Direito” integra, traduzido para o espanhol, o livro Letras críticas en el ámbito educativo, editado pela Universidad del Centro del Bajío, do estado mexicano de Guanajuato.
Surgida a partir da segunda metade do século 20, a interdisciplinaridade é uma prática pedagógica que vem ganhando cada vez mais espaço no ensino superior, principalmente neste período de alterações na maneira de dar aulas provocadas pela pandemia de Covid-19.
Com 106 páginas, a obra compila os resultados de diversos estudos no campo da educação realizados no México, Brasil, Colômbia e Venezuela. O objetivo, segundo a universidade mexicana, é “enriquecer a prática educacional e promover novas linhas de investigação a partir das descobertas apresentadas”.
Os sete artigos abordam temas como inclusão educativa para estudantes cegos e de baixa visão, estilos de aprendizagem em estudantes tecnológicos, cursos de verão de ciências, microeconomia, educação virtual e formação ética profissional em universidades públicas.
No caso do capítulo escrito pelo professor da FCAP/UPE e suas duas orientandas, ambas professoras da Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros (Fadimab), do município de Goiana, foi apresentado o resultado de uma pesquisa que buscou compreender a percepção de alunos do primeiro período do curso de Direito em relação à interdisciplinaridade.
Ao todo, 29 estudantes responderam a um questionário sobre a experiência obtida com a interação entre as disciplinas de Fundamentos da Economia e Metodologia do Trabalho Científico, ambas ministradas pelas duas autoras do artigo.
Em pleno cenário atípico de um ano de pandemia de Covid-19, os alunos estudaram, no semestre 2020.1, os mesmos textos e desenvolveram uma investigação sobre um mesmo tema nas duas disciplinas. O grupo considerou a experiência como muito positiva.
O estudo reforça a ideia de que integrar os conhecimentos adquiridos ajuda a desenvolver competências para a vida profissional que inclui o trabalho em equipe de forma colaborativa e cooperativa.
“Assim, como proposta de estudos futuros, registra-se a necessidade de uma análise comparativa entre os alunos dos diferentes cursos, que seja proposta a interdisciplinaridade com a participação de todas as disciplinas do período, para que a experiência seja vivenciada por todos os professores e alunos da instituição”, afirmam os três autores na conclusão.
LIVRO NA VERSÃO EM PDF (EM ESPANHOL)