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Notícias - Universidade de Pernambuco

Cientista-chefe do IIT/UPE é convidado do Momento Parqtel para palestra virtual

 

O cientista-chefe do Instituto de Inovação Tecnológica da UPE (IIT/UPE), Luis Arturo Malagón, é o convidado do Momento Parqtel, realizado periodicamente pela coordenação do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco para reunir a comunidade de inovação do estado.

Nesta quarta-feira (10), às 14h, Malagón fará um balanço das atividades desenvolvidas pelo IIT/UPE e apresentará as perspectivas para os próximos anos. O evento será virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da Secti no YouTube, através do link:

. O objetivo do Momento Parqtel é estimular e disseminar informações sobre os projetos desenvolvidos no local e proporcionar possíveis parcerias.

O Instituto de Inovação Tecnológica foi inaugurado em dezembro de 2018 para dar suporte aos produtos e serviços desenvolvidos por professores e alunos da Universidade de Pernambuco.

Situado dentro do complexo do Parqtel), no bairro da Várzea, no Recife, abriga oito laboratórios de pesquisa e desenvolvimento alinhados aos programas de pós-graduação da UPE e às diversas demandas da indústria local e nacional: Manufatura Avançada, Energias Renováveis, Biotecnologia, Sistemas Construtivos, Optoeletrônica, Sistemas Ciber-físicos, Data Science e Telemática e Visão Computacional.

Além disto, o prédio conta com nove laboratórios de inovação destinados à finalização de produtos e processos tecnológicos desenvolvidos nos projetos fomentados por empresas, salas de reunião, espaço de convivência, auditório e copa. O investimento na estrutura de 1,6 mil metros quadrados foi de R$ 6,5 milhões.

UPE divulga plano de ação para as comemorações do centenário de nascimento de Paulo Freire

A Universidade de Pernambuco (UPE) terá um plano de ações comemorativas do centenário de nascimento do educador Paulo Freire, considerado o patrono da educação brasileira.

Até o dia 19 de setembro (data de nascimento do autor da autor da "Pedagogia do Oprimido”), a instituição vai difundir estudos em torno do pensamento freiriano. O plano foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e está disponível no site da UPE na aba documentos.

RESOLUÇÃO CEPE  Nº 085/2020

QUEM FOI PAULO FREIRE

Em 19 de setembro de 1921, na Estrada do Encanamento, 724, Casa Amarela, no Recife, nasceu Paulo Reglus Neves Freire, educador e filósofo, reconhecido o Patrono da Educação Brasileira pela Lei n. 12.612, de 13 de abril de 2012 e, em 2021, completaria 100 anos.

Ele foi alfabetizado no quintal de casa, embaixo da mangueira. Filho do capitão da Polícia Militar, Joaquim Temistoles Freire e de Edeltrudes Neves Freire. Em 1943, ingressou no Curso de Direito do Recife. Nessa época ensinava português e mesmo após a conclusão do curso ele continuou ensinando português e Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco.

Em 1947, passou a integrar a Equipe de Educação e Cultura do Serviço Social da Indústria, na condição de diretor. Nos anos 1950, juntamente com outros educadores/as, fundou o Instituto Capibaribe, que desenvolve atividades educativas até hoje, no bairro das Graças, no Recife.

No início dos anos 1960, desenvolveu um método de alfabetização de adultos, conhecido como Método Paulo Freire. Esse sistema seria implantado em todo o país, no Plano Nacional de Alfabetização, por meio de 20 mil Ciclos de Cultura, no Governo de João Goulart. Porém, com o Golpe Militar, foi preso e exilado, o que inviabilizou a execução desse plano.

Inicialmente, exilou-se, por um breve período, na Bolívia. Depois, fixou-se no Chile, por cinco anos, onde trabalhou no Movimento de Reforma Agrária da Democracia Cristã. Durante o exílio no Chile, publicou o seu primeiro livro, Educação como Prática de Liberdade, fundamentado na tese elaborada para concorrer à Cadeira de História e Filosofia da Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Em 1968, escreveu o texto Extensão ou Comunicação, uma referência obrigatória aos estudos e formulações críticas relativas à concepção formativa das atividades de Extensão. Em 1969, foi para a Universidade de Harvard como professor visitante. Depois, veio a publicação da Pedagogia do Oprimido, seu livro mais famoso, traduzido em mais de 20 idiomas e a terceira obra mais citada no mundo.

Ainda no exílio, Paulo Freire desenvolveu trabalhos para o Conselho Mundial de Igrejas, participando das Reformas Educacionais na Guiné-Bissau e em Moçambique.

É o brasileiro que mais recebeu títulos de Doutor Honoris Causa no mundo. Na volta do exilio, foi professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e, em 1989, foi nomeado secretário municipal de Educação, na gestão da prefeita Luiza Erundina. Em 1986, recebeu o Prêmio de Educação para a Paz da Unesco.

O pensamento de Paulo Freire é estudado em várias universidades do mundo. No Brasil existem várias cátedras que estudam as contribuições de sua obra. Sua obra influenciou a Educomunicação, a Ecopedagogia, os Estudos da Linguagem, as concepções críticas de Extensão e Cultura, a Pedagogia Crítica e as abordagens pós-colonialistas e Decoloniais.

Paulo Freire faleceu em 2 de maio de 1997, em São Paulo. Sua vida dedicada à Educação como um direito da pessoa humana, sem fronteira, faz dele o patrono da educação brasileira

Série de vídeos no canal da UPE no YouTube aborda a importância da vitamina D

Hormônio esteroide responsável pela regulação dos níveis corporais de cálcio e sódio e da mineralização óssea, a vitamina D exerce um importante papel no controle de diversas patologias, como doenças autoimunes e imunossupressão. Utilizando recursos de animação, alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Pernambuco (UPE) produziram quatro vídeos para orientar como evitar a hipovitaminose.

Os vídeos, que podem ser acessados no canal da UPE no YouTube, têm duração média de dois minutos e apresentam como temáticas a ativação da vitamina D (os mecanismos que devem acontecer para que essa importante substância seja utilizada nas funções fisiológicas), as principais funções da vitamina D no organismo humano, os problemas de saúde ocasionados a partir da deficiência dessa vitamina e os perigos da suplementação exagerada de vitamina D.

A maioria das pessoas adquire vitamina D pela exposição solar, mas alimentos fortificados com a substância, como leite, sucos e cereais, podem ser consumidos com este objetivo. Vários estudos clínicos estão sendo conduzidos em relação ao efeito da vitamina D na prevenção e tratamento de infecções como a Covid-19, mas os resultados ainda não são conclusivos.

O trabalho tem orientação da professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Ana Maria de Ataides Romanguera. Os alunos que participaram da elaboração dos vídeos são: Bianca Alves Paiva, Luiza Beatriz Pereira, Manuela Silvestre de Medeiros, Matheus Mendes de Melo, Pedro Celso de Oliveira Marinho, Raquel Marinho, Carlos Rodrigo Simões Duarte, Severiano Vítor e Caron de Souza Leão.

Os vídeos da série “Vamos falar sobre a vitamina D” integram o projeto de extensão Conhecimento Solidário, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), que visa apresentar, através do canal da UPE no YouTube, temas relacionados ao momento em que todos nós estamos vivendo, dentro de um cenário de pandemia e prolongada quarentena.

PROEC divulga manual para produção de vídeos e podcasts para a UPE

Quem faz parte da comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco (UPE) pode colaborar com o projeto de extensão Conhecimento Solidário, produzindo vídeos e podcasts com temáticas de interesse público. As propostas devem ter a orientação de um docente da instituição.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade de Pernambuco (UPE), responsável pela divulgação dos trabalhos selecionados no canal da universidade no YouTube e plataformas de áudio, elaborou um pequeno manual para a produção de vídeos e podcasts. O documento pode ser consultado no link Audiovisuais - Universidade de Pernambuco.

CONFIRA AS DICAS

Campus Garanhuns da UPE dá início a residência inédita em Saúde Coletiva e Agroecologia

A Universidade de Pernambuco (UPE) vai formar sanitaristas para atuar em territórios rurais e territórios de povos e comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas e ciganos. Com oito vagas, a residência multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Agroecologia é oferecida pelo Campus Garanhuns e terá sua abertura oficial nesta segunda-feira (8), às 16h, com transmissão através do Google Meet (https://meet.google.com/sjp-kxjq-iof).

Ainda dentro do início das atividades desta residência inédita, a professora titular aposentada ativa Raquel Rigotto, do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFCE), falará sobre "Saúde Coletiva e Agroecologia: uma integração necessária". Ela é referência nacional na área da saúde coletiva e nas questões relacionadas à saúde e ambiente. A conferência começará às 18h.

A Residência em Saúde Coletiva e Agroecologia é uma iniciativa do Campus Garanhuns da UPE em conjunto com a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) e Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE. O curso também tem parcerias com outras instituições, movimentos sociais e entidades.

A novidade faz parte das residências oferecidas em 2021 pela UPE - vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) - em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O objetivo é formar profissionais que atuem nos diversos espaços de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com o olhar da construção agroecológica e com a perspectiva da promoção da saúde.

Os residentes exercerão suas atividades nos territórios da V Gerência Regional de Saúde (Geres). De acordo com levantamento de 2019, nos municípios desta região existem 35 comunidades quilombolas, 32 assentamentos, cinco povos ciganos (em Caetés, Capoeiras, Iati, Itaíba e Saloá), um povo indígena (em Águas Belas) e uma comunidade ribeirinha (também em Águas Belas).

O curso terá duração de dois anos, com término previsto em fevereiro de 2023. Os participantes terão uma carga horária total de 5.760h, sendo 1.100h teóricas e 4.660h práticas. Os sanitaristas estarão aptos a realizar a análise do processo Saúde-Doença-Cuidado através da construção de práticas interdisciplinares com o olhar para a interface Saúde Coletiva e Agroecologia.