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Notícias - Universidade de Pernambuco

UPE vai contratar 163 professores em seleção simplificada

A Universidade de Pernambuco (UPE) vai contratar 163 professores para reforçar seu quadro docente em 2021. O processo será por seleção simplificada, através da análise de currículos. Detalhes como período de inscrição e cursos disponíveis serão divulgados na próxima semana, com a publicação de edital.

O número de professores que ingressarão na UPE vai eliminar o déficit existente na universidade, segundo levantamento da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Os novos profissionais serão direcionados para 490 disciplinas que atualmente estavam sem titular.

O reforço vai começar a atuar no sistema híbrido (aulas remotas e presenciais) no dia 8 de fevereiro de 2021, quando o primeiro semestre letivo de 2020 será retomado, depois da interrupção provocada pela pandemia de Covid-19.

Nota oficial sobre suspensão de atendimentos no Cisam

O Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), integrante do complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), informa que a partir desta sexta-feira (11.12) suspende temporariamente o atendimento de casos não emergenciais e as cirurgias eletivas programadas. A decisão se deve à carência de profissionais de saúde que se afastaram do serviço na unidade por causa do Covid-19. O número de afastamento de profissionais nesta semana foi maior do que a capacidade de remanejamento. A reserva técnica atual é insuficiente para suprir a necessidade de 38 enfermeiros e 39 técnicos para recompor as escalas. A UPE recebeu autorização para contratação imediata da quantidade necessária de profissionais e o atendimento será restabelecido na próxima semana. Foi solicitado à Central de Regulação Leitos do Estado que não realize encaminhamentos de novos pacientes para o serviço. Vale ressaltar que o atendimento dos casos considerados de urgência está mantido.

Escola Politécnica teve pioneirismo no ensino da engenharia em Pernambuco

O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro. A data homenageia os profissionais responsáveis por desenhar, projetar e concretizar construções. Eles são responsáveis por realizar projetos de forma lógica, prática e observando as regras e normas técnicas e de segurança.

A profissão foi regulamentada no Brasil através do decreto 23.569, de 1933, que também criou o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura, responsáveis pela fiscalização da profissão.

Vinte anos antes da regulamentação da profissão no país, o sonho de um grupo de professores do Ginásio Pernambucano resultou na criação da Escola Politécnica de Pernambuco. Ela surgiu em 1912 para desenvolver, no estado, o ensino das ciências matemáticas, físicas, químicas e naturais e os conhecimentos técnicos indispensáveis à pro­fissão de engenheiro. 

A Poli, como é conhecida, incorporou-se em 1966 à Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (Fesp). Passou a integrar a Universidade de Pernambuco (UPE) a partir de 1990, com a criação oficial desta instituição de ensino superior.

O curso de Bacharelado em Engenharia Civil da UPE é oferecido no Campus Benfica. Tem duração de cinco anos, ou seja, 10 semestres, com carga horária total de 3.915 horas.

Ao longo de mais de um século de existência, a Poli criou outros cursos de engenharia. São oferecidas graduações em Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia  Elétrica Eletrônica, Engenharia Elétrica Eletrotécnica, Engenharia Elétrica telecomunicações, Engenharia Mecânica e Física de Materiais. Na pós-graduação, há especializações em Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas, Engenharia Civil e Tecnologia da Energia.

Conhecimento Solidário encerra primeira temporada com 116 vídeos produzidos

 

A suspensão das atividades acadêmicas presenciais por conta da pandemia de Covid-19 obrigou as instituições de ensino superior a buscar novas formas de integração da sua produção científica com a sociedade. A Universidade de Pernambuco (UPE) encontrou na produção de vídeos uma estratégia de “compartilhar saberes” durante a quarentena. O Projeto Conhecimento Solidário, iniciado em março, encerra o seu primeiro ano com biblioteca audiovisual disponível no canal da UPE no YouTube.

Ao todo, são 116 vídeos de curta duração (no máximo cinco minutos), trazendo dicas para enfrentar o impacto do coronavírus no cotidiano, com dicas de limpeza, exercícios, leituras, reflexões, como usar o tempo livre, entreter as crianças e saúde animal. A produção foi feita por professores e estudantes da UPE, tendo como equipamento básico de gravação seus próprios aparelhos celulares. Os vídeos que se enquadraram na proposta foram certificados pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

Em nove meses, a comunidade acadêmica da UPE produziu 156 vídeos. Além dos 116 publicados, outros 27 encontram-se em processo de edição e 13 estão com pendências. Em relação ao modo de produção, 49 foram individuais, 8 em dupla e 59 em grupos maiores.

O playlist com todos os vídeos da primeira fase pode ser conferido clicando aqui. De acordo com o pró-reitor Luiz Alberto Rodrigues, “é uma seleção bastante eclética, indicando diferentes interesses da população”. Segundo ele, essas produções foram veiculadas em diversas redes sociais, além das oficiais da UPE, e os estudantes que participaram com voluntários para a divulgação. Ao todo, os vídeos tiveram até esta sexta-feira (11) mais de 2,5 mil visualizações. A segunda fase já foi iniciada.

Universidades estaduais e municipais integram manifesto contra cortes na ciência

Na qualidade de vice-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, é signatário da carta das entidades nacionais do sistema de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação sobre o Orçamento da União, enviada na quarta-feira (9) a deputados federais e senadores.

O documento de sete páginas reúne as considerações de 106 instituições nacionais que apontam o impacto negativo da redução drástica nos investimentos em CT&I em 2021. Os recursos discricionários para o MCTI (orçamento sem as despesas obrigatórias e a Reserva de Contingência) serão de apenas R$ 2,7 bilhões, ou seja, 34% menores do que os recursos destinados em 2020, o que significa menos de um terço do valor de uma década atrás.

“No momento crítico de pandemia que o Brasil vive, recursos para pesquisa básica e aplicada, para a inovação tecnológica são essenciais para o enfrentamento da Covid-19, além de permitir a recuperação econômica do país, como mostram as ações adotadas nos países desenvolvidos", defendem as instituições no documento que pode ser conferido na íntegra fazendo o download clicando aqui.