História do ICB

 1976

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) iniciou suas atividades em 1976, seguindo as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1968, que determinava a criação de institutos básicos no ensino universitário.

1987

O Prof. Rildege Acioly assumiu a Direção do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Pernambuco, por indicação do então Reitor, Prof. Othon Bastos.

1990

Primeiras eleições diretas e paritárias para os cargos de Diretor e Vice-Diretor do ICB, com a participação dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica (professores, alunos e técnicos-administrativos).

Aprovação do Projeto do Curso de Graduação em Ciências Biológicas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, justificada pela existência do ICB como unidade de curso próprio e não apenas como unidade de apoio curricular ao ciclo básico das unidades de ensino da área da saúde da UPE.

2000

Início do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, ofertado inicialmente com as ênfases em Biologia Humana e Biologia Parasitária, posteriormente reestruturadas como Biotecnologia e Biologia Parasitária.

2001

Inauguração do Centro de Estudos e Pesquisas Prof. Carlos Roberto da Silva, formado por seis laboratórios: 02 de Microscopia, 01 de Biofísica, 01 de Fisiologia, 01 de Bioquímica e 01 de Informática, para apoio às atividades de ensino dos cursos de graduação.

2005

Início das atividades da PósGraduação Stricto sensu, com a participação do ICB no curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UPE).

2006

Implantação da ênfase de Biologia Ambiental do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.

Participação no Programa de PósGraduação em Rede na área de Biotecnologia (RENORBIO), através da atuação de docentes do ICB no Curso de Doutorado.

2007

Aprovação do Mestrado Acadêmico em Biologia Celular e Molecular Aplicada (PPGBCMA) do ICB, sendo o primeiro curso de Pós-Graduação Stricto sensu do ICB, voltado para a formação acadêmica dos graduados em ciências biológicas.

2010

Início da segunda entrada do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, a partir de 2013.2.

2013

Obtenção de conceito 4 para o Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada (ICB-UPE) e Mestrado em Ciências da Saúde (ICB/FCM-UPE).

Aprovação do Curso de doutorado em Ciências da Saúde (PPGCCS).

2014

Aprovação do Curso de Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada do PPGBCMA.

Atualização da matriz curricular do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.

2015

Ampliação do Centro de Estudos e Pesquisas Prof. Carlos Roberto da Silva, com a criação de Laboratórios de Pesquisa na área Biotecnológica.

Construção do Laboratório Multiusuário em Saúde (LMS).

Início das atividades acadêmicas do Curso de doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada (PPGBCMA).

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas obteve:

  • Conceito 4 (quatro) pelo ENADE
  • 4 quatro (quatro) estrelas no Guia do estudante
  • Selo de Qualidade de Cursos do Conselho Regional de Biologia (CRBio).

2021

Aprovação do Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional (Resolução CONSUN Nº 39/2021).

2023

Início das atividades acadêmicas do Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional.