Serviço de Orientação Psicopedagógica no Ensino Superior SOPPE

O SOPPE, Serviço de Orientação Psicopedagógica no Ensino Superior caracteriza-se como um serviço de apoio psicopedagógico dirigido aos estudantes universitários, em processo de formação profissional, ingressos na UPE, Campus Santo Amaro. A orientação psicopedagógica visa apoiar, orientar o estudante no enfrentamento dos problemas emergentes do contexto da formação profissional e no seu cuidado com a saúde mental. Tem como objetivo específico promover, o autoconhecimento, reflexões sobre a escolha profissional, a natureza do objeto de estudo do curso escolhido, impactos processuais emergentes no processo da construção da identidade pessoal e profissional. Busca-se também o desenvolvimento de atitudes, competências e habilidades complementares á formação profissional.

A realidade mostra que os estudantes universitários apresentam uma série de conflitos e alterações psicológicas na passagem do ensino médio para o ensino superior, indicando que este momento é permeado de sentimentos de angústia, medo, ansiedade e insegurança frente à perspectiva de adaptação ao processo de construção do conhecimento e as expectativas de consolidar a profissionalização. Observamos que ao longo da formação profissional os diferentes cenários de aprendizagem provocam em alguns impactos geradores de situações de impasses, resistências, ansiedades e medos os quais interferem na estabilidade emocional. O momento final do curso também é percebido como mais um momento critico no qual o estudante precisa se deparar com novas possibilidades de escolhas e autoafirmação.

Entendendo a formação profissional como um processo multifacetado, dinâmico e singular consideramos importante que a Universidade tenha um espaço institucional que cuide da pessoa do estudante e o ajude a fazer a travessia de sua formação profissional. Essa não uma realidade especifica da UPE, mas, é um fenômeno reconhecido e estudado em outras instituições de ensino superior no Brasil e no Exterior.

Next Prev
 
 
 
 
 
 
Next Prev