A Ouvidoria Central da Universidade de Pernambuco é um ambiente de acolhida e escuta da comunidade universitária e da sociedade pernambucana sobre sugestões, reclamações, denúncias, informações e elogios, visando à melhoria dos serviços prestados pela UPE e buscando soluções para os problemas apresentados.
A Ouvidoria registra as solicitações dos usuários e faz os encaminhamentos necessários à finalização das questões.
De acordo com a portaria SCGE nº 060, de 30 de novembro de 2016 compete às unidades de ouvidoria implantadas no Poder Executivo Estadual e coordenadas pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado – SCGE:
01 elaborar relatórios gerenciais contendo dados e análises qualitativa, estatística e indicativa do nível de satisfação dos usuários da ouvidoria no âmbito do Poder Executivo Estadual;
02 atender todas as manifestações no prazo de até 20 (vinte) dias;
03 encaminhar aos setores, aos órgãos e entidades estaduais, as demandas dos cidadãos recepcionadas na ouvidoria, em até 2 (dois) dias;
04 monitorar sistematicamente as demandas enviadas aos seus setores, encaminhando despachos de cobrança, aos gestores, em busca de atender ao prazo estabelecido no inciso II deste artigo;
05 analisar a qualidade das respostas das manifestações recepcionadas dos setores quanto à cordialidade, à correção textual e à coerência da resposta, retornando-as ao setor demandado no caso de descumprimento de qualquer um destes itens;
06 utilizar o sistema informatizado disponibilizado pela SCGE;
07 preencher mensalmente, no sistema informatizado de que trata o inciso VI,
relatório no formato disponível, até o último dia do mês subsequente; e
08 participar, obrigatoriamente, de reuniões e capacitações para as quais
forem convocadas pela SCGE, justificando ausências porventura necessárias.
Assegurar o canal de manifestação e representação dos interesses dos cidadãos frente à administração pública, para a resolução ágil das questões apresentadas, promovendo a cidadania e a melhoria da gestão pública.