Notícias da Ouvidoria Central da UPE

Itinerante da Rede de Ouvidoria e do Núcleo de Biblioteca/NBID aos Campus Petrolina e Salgueiro

A Rede de Ouvidoria e o Núcleo Central de Biblioteca/NBID realizaram visitas aos Campi de Petrolina e Salgueiro nos dias primeiro a dois de abril do corrente ano, cumprindo a 1ª etapa do Projeto de Ouvidoria Itinerante. O evento foi realizado com a aprovação do Magnífico Reitor e Vice Reitor. O Projeto de Ações Conjuntas de Ouvidoria Itinerante, Núcleo de Bibliotecas/NBID e Comissão Própria de avaliação/CPA têm o objetivo de aproximar esses núcleos junto a Comunidade Acadêmica.

Durante a visita aos Campi de Petrolina e Salgueiro, a Ouvidoria e o NBID se reuniram com o Diretor do Campus Petrolina, Prof. Moséis de Almeida, a Vice Marta Solange, Coordenadores, docentes, discentes, técnicos administrativos, registrando um número bastante significativo de participantes. No Campus Salgueiro, docentes, servidores técnicos administrativos e discentes. A Ouvidora e a Coordenadora do NBID, apresentaram as ações desenvolvidas por estes órgãos, seguindo-se a palestra sobre: O que se entende por Ouvidoria, qual a função e o papel da Rede de Ouvidoria na UPE e o perfil necessário para o exercício da função.
O tema apresentado despertou o interesse dos participantes, na certeza de que, com a implantação de uma Ouvidoria Setorial naquelas Unidades de Educação, seria um elo facilitador com a Ouvidoria Central. Durante os debates com os presentes, foi explicado detalhadamente o papel do Ouvidor Universitário e Hospitalar na Instituição, a divulgação da Rede na Comunidade Acadêmica, o monitoramento e avaliação da Rede com emissão de relatórios para ciência do Magnífico Reitor e Vice-Reitor e a possibilidade de um Ouvidor (a) Setorial. Durante a palestra foram apresentados, também, os resultados das ações da Rede de Ouvidoria da Instituição. Foi esclarecido o papel da Ouvidoria Geral do Estado e a vinculação da Rede à Secretaria de Controladoria Geral do Estado. Foram feitas, ainda, referências à aplicação da Lei Federal, LAI – Lei de Acesso a Informação que será, também, de responsabilidade das Ouvidorias do Estado de Pernambuco, com o apoio das autoridades: administrativa, monitoramento e classificadora, de acordo com Lei e Decretos Federal e Estadual e todo mecanismo necessário para realizar a solicitação da informação através da LAI. Tudo foi feito de forma um tanto sucinta durante a apresentação. Na ocasião, foram distribuídos materiais de divulgação da Rede de Ouvidoria, Núcleo de Bibliotecas e Ouvidoria Geral do Estado/OGE. A Coordenadora do NBID, Tereza
Cristina Laranjeira falou sobre o momento atual das Bibliotecas e os resultados da auto-avaliação do ano de 2012 em relação ao funcionamento e inovações, com participação e interação dos presentes.


Equipe Técnica:

  • Tereza Cristina Laranjeiras NBID.
  • Zélia Martiniano Lins Ouvidoria Setorial PROCAPE
  • Tânia Santos Ouvidoria CISAM
  • Maria do Rosário Lapenda Ouvidoria Central

 

Últimas Notícias