Notícias da Ouvidoria Central da UPE

ATI recebe o II Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas

Projeto destacou os transtornos do estresse e da ansiedade no ambiente organizacional.

A Agência Estadual de Tecnologia da Informação recebeu, nesta terça-feira (28), o II Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas. Coordenado pela Associação Brasileira de Ouvidores, em Pernambuco, e com o apoio da Ouvidoria da ATI, representada por Carlos Diniz, o projeto, que homenageou o Dia do Ouvidor(16) e o Dia Internacional da Mulher(08), ambos comemorados em março, contou com 78 participantes. Para a presidente da ABO-PE, Maria do Rosário Lapenda, o evento possibilitou uma maior divulgação do setor entre as organizações. "É um incentivo à interação e integração dos associados", atestou.

Entre os temas abordados pelo evento, o estresse ocasionado pela falta de administração do tempo na esfera pessoal e corporativa foi um dos destaques da programação. O Consultor da RS2 Romeu Coutinho explicou que o planejamento é o maior aliado da realização."O mau uso do tempo ocasiona o estresse. O que podemos administrar são eventos que pretendemos realizar, com planejamento, organização e objetividade mental", enfatizou o consultor, que ainda ressaltou a importância do elogio. "Nós perdemos excelentes oportunidades de valorizar. E o cliente, muitas vezes, espera mais do que aquele serviço pode oferecer", acrescentou.

Outro fator recorrente no ambiente organizacional também motivou discussões durante o Fórum. A ansiedade, classificada como o mal do século, foi apresentada pela vice-presidente da ABO Nacional, Karla Júlia Marcelino, como uma problemática, cujos sintomas interferem diretamente na execução das tarefas e situações do dia a dia. "A ocupação do espaço mental, através da concentração, é um passo para esse direcionamento mais humanizado e é preciso entender que as pessoas são o capital intelectual das organizações", destacou a vice-presidente.

 

ABO - A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (Seccional Pernambuco) garante a defesa dos direitos fundamentais do cidadão, há 16 anos. A ABO-PE possui 30 ouvidores associados, entre institucionais e titulares.

 

Últimas Notícias