Pensar a UPE também é uma das nossas missões. Precisamos acompanhar o ritmo acelerado que os novos tempos impõem e Informações com qualidade e quantidade que promovam oportunidades de reflexão é um dos nossos desafios.

Com o objetivo de proporcionar um olhar analítico mais completo sobre a UPE, a Universidade de Pernambuco reformulou a configuração do Relatório de Atividades Anual que visa disponibilizar para a comunidade acadêmica e ao público em geral, as principais informações institucionais da Universidade de Pernambuco, referentes ao exercício de 2012. È constituído basicamente de tabelas contendo os principais dados das atividades desempenhadas no exercício em referência.

Importantes indicadores que mostram o desempenho e os avanços das atividades institucionais, acadêmicas e outras da UPE foram acrescentados, muitos deles com a evolução do desempenho através de séries históricas.

Agradecemos a todos que contribuíram para a realização deste documento.

Considerações Gerais

Contexto Institucional

A Universidade de Pernambuco (UPE) teve sua origem na Fundação de Ensino Superior de Pernambuco – FESP, mantenedora, desde 1965, de um grupo de Unidades de Ensino Superior já existente no Estado. Extinta a FESP em 1990, foi criada, em seu lugar, pela Lei Estadual n° 10.518, de 29 de novembro de 1990, a Fundação Universidade de Pernambuco, instituição de direito público, que viria a ser mantenedora da nova Universidade de Pernambuco, reconhecida pela Portaria Ministerial N° 964, de 12 de junho de 1991.

Vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (SECTEC), a UPE constitui patrimônio da sociedade deste Estado. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

A UPE é uma instituição pública de ensino superior presente em todas as regiões do Estado. Seu complexo multicampi, em 2012, contava com 13 unidades de ensino e quatro hospitais. Está presente no Recife e Região Metropolitana, em Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.

A atenção à saúde, atividade integrante da UPE, é realizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), no Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luiz Tavares (PROCAPE) e no Hospital da Restauração (HR), estando este último cedido ao Governo do Estado, em regime de comodato.

Além das unidades de ensino e saúde, integram também o complexo universitário da UPE a Reitoria e quatro escolas de ensino fundamental, médio e técnico (Escola do Recife e Escolas de Aplicação).

O ensino da UPE abrange a pós-graduação, a graduação, o ensino fundamental, médio e técnico, além de cursos e outras atividades de extensão.

Recursos Humanos

A comunidade acadêmica contou em 2012 com 942 docentes efetivos e 3.982 servidores técnicos administrativos efetivos.

Foram realizados 02 (dois) Concursos em 2012: o primeiro através da Portaria Conjunta SAD/UPE Nº 60/2012, visando à nomeação de 157 profissionais de nível superior e médio técnico para o CISAM e diversos Campi da UPE. Os profissionais que atuarão no CISAM não foram nomeados,uma vez que o mesmo encontra-se em reforma. O segundo certame ocorreu através da Portaria Conjunta SAD/UPE nº 70/2012, visando o provimento de 86 vagas para Professor Universitário, sendo 65 para Professor Assistente e 21 para Professor Adjunto, tendo sido admitidos 62 docentes.

A área de Recursos Humanos da UPE executou a 3ª etapa do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos - PCCV, correspondente à Avaliação de Desempenho para os cargos de Médicos e Docentes da UPE.

Através de parceria com o CEFOSPE, Centro de Treinamentos do Instituto de Recursos Humanos do Estado – IRH foi realizado 1.655 horas/aula de treinamento para os servidores da UPE.

Ensino

Em 2012, através do vestibular tradicional e seriado, a Universidade de Pernambuco ofertou 48 cursos de graduação (24 licenciaturas e 24 bacharelados), disponibilizando 3.580 vagas para todos os campi, com um quantitativo de 49.770 candidatos inscritos, sendo 39.345 concorrendo pelo Vestibular Tradicional e 10.425 pelo Sistema Seriado de Avaliação.

Ainda na graduação ofereceu 04 cursos na modalidade Educação à Distância, com 1.276 alunos matriculados.

No âmbito da graduação a UPE ofereceu também o Programa de Graduação em Pedagogia- PROGRAPE que tem como objetivo a formação, em regime especial, de professores que atuam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, visando à melhoria do ensino nessa etapa da educação básica. No ano de 2012 contou com 1.780 alunos matriculados.

Ainda na graduação ofereceu 05 cursos através do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, e contou com 755 alunos matriculados.

Quanto à pós-graduação ofereceu um total de 13 cursos Stricto Sensu (um doutorado e 12 mestrados), além de 107 cursos de especialização, sendo 106 na modalidade presencial e 01 na modalidade à distância.

Em 2012, foram matriculados 3.208 alunos nos cursos Lato Sensu, modalidade presencial e 474 em cursos Stricto Sensu. Na modalidade educação à distância foram matriculados 227 alunos.

O ensino fundamental, médio e técnico, oferecido pela Universidade de Pernambuco em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, ministrado nos Campi Mata Norte, Garanhuns, Petrolina e Benfica, contou em 2012 com um quadro de 134 docentes e 29 funcionários de outras categorias funcionais. Em 2012 foram matriculados 2.518 alunos nos níveis fundamental, médio e técnico, dos quais 1.499 pertenciam ao ensino fundamental.

A UPE ofereceu também o Programa Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco-PREVUPE, projeto social que atende alunos de Escolas Públicas, beneficiando 7.991 alunos, em 2012.

Ofereceu o Programa de Línguas e Informática-PROLINFO, onde foram ministrados cursos de inglês, espanhol e de informática a toda a comunidade, e contou com 3.408 alunos matriculados.

Convém ressaltar que a UPE conta com o Núcleo de Apoio ao Estudante – NAE, que se destina a apoiar os estudantes, fomentando ações para o desenvolvimento acadêmico e a sua permanência na Universidade. Dentre as ações do NAE podemos destacar em 2012, a oferta de bolsas, para atendimento preferencialmente às necessidades de moradia, alimentação e transporte dos estudantes, objetivando assegurar aos contemplados condições de permanência e desenvolvimento de suas atividades acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão na UPE. As bolsas foram financiadas com recursos do Programa de Fortalecimento Acadêmico da UPE – PFA, tendo sido ofertadas 167 (cento e sessenta e sete) bolsas.

Em 2012, a UPE iniciou a execução do convênio celebrado com a Secretaria Estadual de Educação referente ao Programa de Formação Continuada de Gestores Educacionais – PROGEPE, objetivando o desenvolvimento de Curso de Aperfeiçoamento com Certificação e execução dos Cursos de Pós-Graduação (Especialização e Mestrado) para gestores escolares, gestores pedagógicos, gestores das Gerências Regionais – GREs, e técnicos em gestão educacional. Em 2012 contou com 7.984 alunos matriculados.

Pesquisa

Em 2012, a UPE possuia 110 grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ofereceu 264 bolsas de Iniciação Científica (IC).

Extensão Universitária

A Extensão Universitária realizou-se por meio de programas, projetos, cursos e eventos desenvolvidos pela UPE, a partir de suas unidades de educação e de educação e saúde ou, ainda, de suas pró-reitorias. Em 2012, foram concedidas 55 bolsas de extensão de acordo com as áreas temáticas.

Infra-estrutura Física

Em consonância com o Projeto de Interiorização do Ensino Superior do Governo do Estado de Pernambuco, a UPE vem priorizando a melhoria das instalações físicas dos Campi do Interior existentes, assim como a criação de novos Campi. Neste sentido iniciou o ano de 2012, disponibilizando para utilização pela comunidade acadêmica, novas instalações físicas para os Campi Garanhuns e Salgueiro, cujas obras foram concluídas em 2011.

E na Reitoria concluiu a construção do bloco “D”, com 2.869 m², disponibilizando espaços adequados para os servidores das Pró-reitorias: PROPEGE, PROGRAD, PROEC e dos órgãos suplementares: EDUPE, NCTI, NEAD e NBID.

No CISAM iniciou a obra de requalificação da coberta, o que corresponde a 1ª etapa das obras previstas para a citada Unidade de Ensino e Saúde.

Em 2012, foi iniciado o processo de contratação do projeto executivo da sede do Instituto de Inovação Tecnológica (IIT), lócus multidisciplinar para a transformação de resultados inovadores das pesquisas em patentes e eventuais futuros produtos.

Relações Internacionais

A busca da troca de conhecimento/aprendizagem e de um posicionamento mais competitivo frente às demandas, levou a Universidade de Pernambuco a desenvolver uma política de ampliação de suas relações internacionais firmando novos convênios e acordos com instituições de ensino e de pesquisa na Europa, na África, na Ásia e nas Américas, para estabelecer cooperação acadêmico-científico-cultural entre as instituições e incentivar a mobilidade acadêmica em nível de graduação e pós-graduação.

Os acordos têm como objetivo principal a cooperação universitária, estando previstos intercâmbio de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes; implementação de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; promoção de atividades de formação de pessoal docente/pesquisador, técnico e estudantes; organização e realização de seminários, encontros, painéis, conferências, cursos e outros eventos e troca de material didático, entre outros.

Em 2012, o programa do Governo Federal “Ciências sem Fronteiras” deu grande impulso nas relações internacionais da UPE.

A Universidade de Pernambuco também participa do Projeto “Apoio ao Programa de Mobilidade MERCOSUL em Educação Superior – PMM e insere-se pelo lado brasileiro no Projeto de Cooperação Sul-Sul IBSA, que envolve também a Índia, além do Brasil e da África do Sul, com vistas ao desenvolvimento mais célere dos países do hemisfério ao sul do Equador.

A UPE dispõe na Reitoria, da Assessoria Especial de Relações Internacionais, órgão que coordena essas atividades.