O perfil de instituição de excelência da UPE tem sido fortalecido com o desempenho positivo que vem apresentando nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Na linha de efetivação da Política de Consolidação Universitária, vários eventos acadêmicos foram desenvolvidos com a participação ativa de professores e alunos da instituição.

Implantar um processo avaliativo, garantindo a seleção meritória e estabelecer uma verdadeira integração entre a Educação Básica e Superior foram os grandes objetivos perseguidos pelo Processo de Ingresso (Sistema Seriado de Avaliação – SSA e Vestibular) da UPE. Pautando-se nesses objetivos, foram implantadas modificações tanto na infra-estrutura quanto na parte pedagógica do processo de Ingresso.

Foram iniciados 08 (oito) novos cursos de graduação em 2013, distribuídos no interior do Estado e na RMR, sendo eles: Medicina no Sertão do Pajeú (Serra Talhada), Letras (Espanhol e suas Literaturas) e Gestão em Logística (Tecnólogo) na Mata Norte, Serviço Social e Gestão em Logística (Tecnólogo) na Mata Sul, Direito, Ciências Sociais e Saúde Coletiva na RMR.

Foi aprovado mais um Curso de Doutorado, Ciências da Saúde, assim como o primeiro Programa de Mestrado da UPE em um Campus no interior do Estado, em Educação.

Houve crescimento expressivo também no número de bolsas de iniciação científica. Destaque para os editais da UPE, em especial pela procura de professores dos campi do interior, para o Programa de Fortalecimento Acadêmico (PFA), com a solicitação de bolsas feita por 49 docentes em 2013, o que reflete o aumento das atividades de pesquisa na Universidade.

Outra atividade positiva foi o Encontro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, realizado em parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPEGE) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). O evento contou com a participação ativa de estudantes de graduação e pós-graduação, professores e convidados de outras universidades brasileiras e do exterior.

A UPE obteve ainda aprovação em importantes projetos com os editais do Fundo de Financiamento de Estudos, de Projetos e Programas (Finep), do Ministério de Ciência e Tecnologia, para a criação do Instituto de Inovação Tecnológica (IIT) da Universidade de Pernambuco e aquisição de equipamentos, cujas obras devem iniciar no próximo ano. O IIT será um lócus multidisciplinar para a transformação de resultados inovadores das pesquisas em patentes e futuros produtos.

No ano de 2013, foi possível ampliar a participação dos estudantes de graduação no Programa Ciência sem Fronteiras, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. As bolsas de graduação sanduíche no exterior praticamente duplicaram.

O ano de 2013 registrou um aumento de 25% em relação ao ano anterior na quantidade de bolsas de extensão oferecidas aos estudantes dos cursos de graduação da UPE.

A UPE participou da 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco. Esta foi a primeira vez que a Universidade participou do evento como instituição parceira, tendo recebido uma homenagem do Gabinete Português de Leitura, parceiro da ação, com o Diploma da Comenda Luis Vaz de Camões, entregue durante solenidade de comemoração pelos 163 anos da entidade no Recife.

E, para consubstanciar o crescimento da UPE, a expansão do espaço físico com a construção de novos blocos, a reforma e a requalificação de espaços já existentes, também vem marcando essa gestão ao longo dos últimos anos. Com sérias carências na sua estrutura física, quanto a salas de aulas, laboratórios, salas de estudos e outros espaços acadêmicos, de apoio ou de lazer, a UPE necessitava de significativo aporte de investimentos o que levou essa gestão a buscá-lo através de um perseverante trabalho de captação de recursos financeiros e a sua espartana aplicação, que permitissem alcançar esse tão sonhado objetivo. Ser uma universidade de qualidade, passa também pela melhoria de suas instalações físicas, daí nosso esforço permanente e significativo nessa direção.

Novos desafios nos esperam para os quais contamos com todos que fazem a Universidade de Pernambuco.

Os ganhos obtidos em 2013 no ensino, na pesquisa e na extensão, estão apresentados nesse documento, que pelo segundo ano consecutivo, trás os indicativos da UPE sistematizados em nova configuração, com o desempenho da Universidade disponibilizado para ser também um dos instrumentos de prestação de contas da UPE à comunidade universitária e à sociedade brasileira.

A todos que contribuíram para a realização desse documento, os nossos agradecimentos.

Considerações Gerais

Contexto Institucional

A Universidade de Pernambuco (UPE) teve sua origem na Fundação de Ensino Superior de Pernambuco – FESP, mantenedora, desde 1965, de um grupo de Unidades de Ensino Superior já existente no Estado. Extinta a FESP em 1990, foi criada, em seu lugar, pela Lei Estadual n° 10.518, de 29 de novembro de 1990, a Fundação Universidade de Pernambuco, instituição de direito público, que viria a ser mantenedora da nova Universidade de Pernambuco, reconhecida pela Portaria Ministerial N° 964, de 12 de junho de 1991.

Vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (SECTEC), a UPE constitui patrimônio da sociedade deste Estado. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

A UPE é uma instituição pública de ensino superior presente em todas as regiões do Estado. Seu complexo multicampi, em 2013, contava com 15 unidades de ensino e quatro hospitais. Está presente no Recife e Região Metropolitana, em Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada.

A atenção à saúde, atividade integrante da UPE, é realizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), no Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luiz Tavares (PROCAPE) e no Hospital da Restauração (HR), estando este último cedido ao Governo do Estado, em regime de comodato.

Além das unidades de ensino e saúde, integram também o complexo universitário da UPE a Reitoria e quatro escolas de ensino fundamental, médio e técnico (Escola do Recife e Escolas de Aplicação).

O ensino da UPE abrange a pós-graduação, a graduação, o ensino fundamental, médio e técnico, além de cursos e outras atividades de extensão.

Recursos Humanos

A comunidade acadêmica contou em 2013 com 948 docentes efetivos e 4.035 servidores técnicos e administrativos efetivos.

Ensino

Em 2013, através do vestibular tradicional e seriado, a Universidade de Pernambuco ofertou 54 cursos de graduação (24 licenciaturas e 28 bacharelados e 02 Tecnológicos), disponibilizando 3.470 vagas para todos os campi, com um quantitativo de 52.171 candidatos inscritos, sendo 41.556 concorrendo pelo Vestibular Tradicional e 10.615 pelo Sistema Seriado de Avaliação.

Ainda na graduação ofereceu 04 cursos na modalidade Educação à Distância, com 839 alunos matriculados.

No âmbito da graduação a UPE ofereceu também o Programa de Graduação em Pedagogia- PROGRAPE que tem como objetivo a formação, em regime especial, de professores que atuam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, visando à melhoria do ensino nessa etapa da educação básica. No ano de 2013 contou com 1.157 alunos matriculados.

Ainda na graduação ofereceu 05 cursos através do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, e contou com 792 alunos matriculados.

Quanto à pós-graduação ofereceu um total de 14 cursos Stricto Sensu (02 doutorados e 12 mestrados), além de 124 cursos de especialização, sendo 121 na modalidade presencial e 03 na modalidade à distância.

Em 2013, foram matriculados 3.285 alunos nos cursos Lato Sensu, modalidade presencial e 411 em cursos Stricto Sensu. Na modalidade educação à distância foram matriculados 205 alunos.

No ensino fundamental, médio e técnico, oferecido pela Universidade de Pernambuco em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, ministrado nos Campi Mata Norte, Garanhuns, Petrolina e Benfica, em 2013 foram matriculados 2.544 alunos nos níveis fundamental, médio e técnico, dos quais 1.434 pertenciam ao ensino fundamental.

A UPE ofereceu também o Programa Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco-PREVUPE, projeto social que atende alunos de Escolas Públicas, beneficiando 9.228 alunos, em 2013.

Ofereceu o Programa de Línguas e Informática-PROLINFO, onde foram ministrados cursos de inglês, espanhol e de informática a toda a comunidade, e contou com 3.640 alunos matriculados.

Convém ressaltar que a UPE conta com o Núcleo de Apoio ao Estudante – NAE, que se destina a apoiar os estudantes, fomentando ações para o desenvolvimento acadêmico e a sua permanência na Universidade. Dentre as ações do NAE podemos destacar em 2013, a oferta de bolsas, para atendimento preferencialmente às necessidades de moradia, alimentação e transporte dos estudantes, objetivando assegurar aos contemplados condições de permanência e desenvolvimento de suas atividades acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão na UPE. As bolsas foram financiadas com recursos do Programa de Fortalecimento Acadêmico da UPE – PFA, tendo sido ofertadas 167 (cento e sessenta e sete) bolsas.

Em 2013, a UPE Continuou executando o convênio celebrado com a Secretaria Estadual de Educação referente ao Programa de Formação Continuada de Gestores Educacionais – PROGEPE, objetivando o desenvolvimento de Curso de Aperfeiçoamento com Certificação e execução dos Cursos de Pós-Graduação (Especialização e Mestrado) para gestores escolares, gestores pedagógicos, gestores das Gerências Regionais – GREs, e técnicos em gestão educacional. Em 2013 contou com 2.716 alunos matriculados.

Pesquisa

Em 2013, a UPE possuía 119 grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ofereceu 288 bolsas de Iniciação Científica (IC).

Extensão Universitária

A Extensão Universitária realizou-se por meio de programas, projetos, cursos e eventos desenvolvidos pela UPE, a partir de suas unidades de educação e de educação e saúde ou, ainda, de suas pró-reitorias. Em 2013, foram concedidas 73 bolsas de extensão de acordo com as áreas temáticas.

Infra-estrutura Física

Em consonância com o Programa de Acesso ao Ensino Superior do Governo do Estado de Pernambuco, a UPE vem priorizando a melhoria das instalações físicas dos Campi do Interior existentes, assim como a criação de novos Campi.

Neste sentido iniciou em 2013, em Arcoverde, a construção de dois blocos “H” com 24 e 16 salas de aula, instalações administrativas e guarita, com área total de 5.368 m². A referida obra está sendo executada com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo Estadual, correspondendo ao valor total de R$ 5.993.053,00.

Em Garanhuns, foi iniciada a construção de um bloco “B” com 16 salas de aula, com área total de 1.548,0 m², também com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo Estadual, no valor total de R$ 2.242.357,00.

Em Nazaré da Mata foi iniciada a construção de um bloco “B” com 08 salas de aula, com área total de 796,0 m², com recursos do Governo Estadual, no valor total de R$ 965.696,00.

No CISAM foi concluída a obra de requalificação da coberta, correspondendo a 1ª etapa das obras previstas para a citada Unidade de Ensino e Saúde.

Em 2014, será iniciado o processo licitatório visando a contratação da obra da sede do Instituto de Inovação Tecnológica (IIT), lócus multidisciplinar para a transformação de resultados inovadores das pesquisas em patentes e eventuais futuros produtos.

Instituto Confúcio na UPE

A inauguração do Instituto Confúcio da UPE foi realizada no dia 26 de novembro de 2013, como resultado de um convênio entre a UPE e a sede central do Instituto Confúcio, em parceria com a Universidade Central de Finanças e Economia, em Beijing.

O Instituto Confúcio terá as seguintes atividades: ensinar a língua chinesa, formar professores de língua chinesa, oferecer livros e material de ensino, realizar o exame HSK, bem como os exames para certificação de professores dessa língua, oferecer serviço de consulta sobre a educação e cultura chinesas, organizar atividades festivas e culturais chinesas e realizar o intercâmbio lingüístico e cultural entre a China e o Brasil.

O Instituto Confúcio da UPE é o primeiro no Nordeste do Brasil, sendo uma plataforma fundamental para o ensino da língua e cultura chinesas na região.

Estudantes da UPE, de outras universidades do Recife e de outras cidades pernambucanas, funcionários do governo, empregados da iniciativa privada, profissionais liberais e alunos dos ensinos fundamental e médio, podem fazer parte do corpo discente do Instituto Confúcio, cujas matrículas terão início em março de 2014, para as turmas que se formarão para o ensino da língua chinesa.