1 – JOGOS ELETRÔNICOS EM PLATAFORMA ANDROID PARA ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor: EDYEDSON ARTHUR PEREIRA DE LIMA
ORIENTADORA: SONIA REGINA FORTES DA SILVA
Resumo: Esta pesquisa visa analisar a capacidade de alguns jogos eletrônicos da plataforma Android, do Google, em auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico e na aprendizagem das operações fundamentais em Matemática. Tal finalidade provocou conhecer tais jogos na área de Matemática possíveis de uso no celular, para isso, foram criados parâmetros classificatórios que levaram em consideração os seguintes aspectos: classificação do conteúdo, resenha dos usuários, idioma, licença e jogabilidade. Considerando ainda o perfil dos atuais estudantes, os nativos digitais; a forma como eles aprende; como lhes é ensinado e sua relação com os jogos. Diante desses critérios, chegou-se aos seguintes apps: Duelo Matemático, Jogo Educativo de Matemática, Jogos de Matemática Básica, Rei da Matemática Jr., Math Run para análise. Constatou-se nesta pesquisa, que os jogos eletrônicos são ambientes virtuais de aprendizagem, de interatividade, cooperação e colaboração entre os envolvidos no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos. Sua aplicação em situações de ensino de Matemática pode proporcionar uma mudança na visão que as pessoas têm de ‘exercícios’ com as operações fundamentais, tornando a mediação professor-educando-conhecimento próxima às atividades sociais e lúdicas desempenhadas por grupo de nativos digitais.
2- OPUS MAGNA, UM PROTÓTIPO DE JOGO PARA ENSINO DE NOMENCLATURA DE QUÍMICA INORGÂNICA
Autor: JOSÉ DIEGO TENÓRIO
ORIENTADOR: CLEYTON MÁRIO DE OLIVEIRA RODRIGUES
Resumo: A presente monografia tem por objetivo apresentar o protótipo de um jogo eletrônico que visará auxiliar o ensino/aprendizagem de Química. O foco do jogo será o ensino de Química Inorgânica. O objetivo do jogo é aumentar o interesse dos alunos, fazendo com que os mesmos aprendam o conteúdo de uma forma mais divertida. O protótipo foi desenvolvido em HTML5/JavaScript, para que possa ser utilizado tanto em computadores, quanto em dispositivos móveis.