1- PROPOSTA E ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES DESPLUGADAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor: RENATO HILDENYO DE OLIVEIRA LOPES
ORIENTADOR (A): ARIANE NUNES RODRIGUES
Resumo: A Pesquisa propôs uma adaptação a atividade “Contando os Pontos” e criar uma nova atividade para melhorar a aprendizagem da representação da informação e da lógica booleana de forma a facilitar a compreensão dos estudantes da Educação Básica. Iniciativas para o ensino da Computação no Brasil também são viabilizadas pela adoção do método de Computação Desplugada. Este método tem como essência fomentar o pensamento computacional através de atividades lúdicas, que não necessita do uso de aparatos tecnológicos. As atividades envolvem conceitos variados de computação, desde a representação da informação até linguagens de programação. Foram estabelecidos objetivos de aprendizagem ligados as atividades Contando os Pontos, sendo adaptada e uma nova atividade criada a Lingando o Circuito. Que foram aplicadas com alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Professora Ivonita Alves Guerra. Como resultados, consideram-se satisfatórios, tanto no que diz respeito a adaptação e proposta da atividade, quanto pela aprendizagem dos conceitos associados a elas. Os objetivos educacionais foram alcançados, também observou-se uma grande participação e interação dos participantes. Os dados positivos se limitam ao contexto de aplicação da pesquisa, não podendo ser generalizados. Concluiu-se que as atividades foram eficientes, os objetivos foram alcançados, obtendo também a satisfação dos participantes e apresentando novas práticas de ensino aprendizagem de conceitos da Computação.
2- UM SISTEMA ESPECIALISTA PARA O APRENDIZADO DE GEOGRAFIA
Autor: ELVES ANDRÉ RODRIGUES
ORIENTADOR: Cleyton Rodrigues
Resumo: O trabalho desenvolvido faz uma intermediação entre a educação e técnicas de Inteligência Artificial, enfocando a utilização de um Sistema Especialista como meio de avaliação e diagnóstico da aprendizagem dos alunos no estudo da Geografia, especificamente os países do mundo, explorando suas características como o clima, relevo, política etc. A implementação da base de dados do Sistema Especialista está relacionada ao processo de ensino-aprendizagem, possuindo questões e opções de respostas para as mesmas, onde serão testados os conhecimentos adquiridos pelos alunos. A metodologia aqui proposta fundamenta-se em experiências das pessoas envolvidas no cotidiano do ensino de Geografia em sala de aula. Pretende-se a partir do uso do programa facilitar a assimilação do conteúdo de aula pelos alunos e durante o uso do programa, verificar a capacidade educacional que pode ser vivenciada por técnicas de Inteligência Artificial, especificamente por meio de Sistemas Especialistas. E validar junto aos alunos e professores a utilização do sistema especialista como um recurso didático, objetivo, e aberto a novas expansões. Foi desenvolvido um protótipo de um sistema especialista voltado para o ensino de Geografia, uma vez que o sistema, ainda precisa ser aperfeiçoado para obtenção de resultados mais consistentes.