1- AppParque: Desenvolvimento e Avaliação do Aplicativo Móvel para o Parque Ecológico Ruber Van Der Linden
Autor: AILSON GOMES DE OLIVEIRA
ORIENTADOR: Andson Marreiros Balieiro
Resumo: O Parque Ecológico Ruber Van Der Linden apresenta significativa importância para o município de Garanhuns, em Pernambuco. Apesar de toda a sua riqueza, a falta de educação ambiental tem levado a depredação e descaso. Para solucionar este problema, é importante que a população valorize seus bens naturais e se sinta parte dele. Neste aspecto, o conhecimento do espaço (história, estrutura, curiosidades, etc) pelos indivíduos se torna necessário e a tecnologia de comunicação e dispositivos móveis apresenta-se uma grande aliada neste processo de conscientização. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma solução de software móvel para a plataforma Android, denotada como AppParque. Ela busca prover melhor experiência dos visitantes ao parque, permitindo que os visitantes acessem informações sobre a botânica e curiosidades através de smartphone ou tablet. Para prover maior interação do visitante com o parque e rapidez na busca de informação e reduzir o consumo de dados e de energia no dispositivo móvel, a tecnologia QR code e a técnica de cachê são adotadas. O trabalho descreve as etapas de desenvolvimento do aplicativo, ferramentas e tecnologias usadas e avaliação de usabilidade e desempenho. Os resultados de avaliação de usabilidade e desempenho mostram a viabilidade da solução proposta.
2- ENSINO DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA: ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAETÉS – PE.
Autor: EDVANE DE ANDRADE FELIX
ORIENTADOR: Prof. Sônia Regina Fortes da Silva
CO-ORIENTADOR: Profª Laiz Gomes Ferreira
Resumo: A investigação visa contribuir para o debate local e nacional sobre o ensino de Computação, através da implementação do Ensino de Informática/Computação na Rede de Ensino de Caetés, agreste de Pernambuco. Fundamentou-se a visão histórica e política do ensino de Computação, com recorte na formação docente, bem como, os Programas Federais e Municipais vivenciados no Município, com recorte didático e tecnológico. A opção foi pelo método qualitativo, com entrevista aos professores gestores do Sistema de Ensino do Município de Caetés, agreste pernambucano, voluntários para a pesquisa. Envolveram-se na pesquisa, professores de uma Escola Municipal, que tem um trabalho com tecnologias digitais no ensino-aprendizagem. Constatou-se que o ensino de Computação/Informática tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a Informática proporciona ao educando, habilidades que vão de encontro às exigências do mercado de trabalho atual, e através da Computação, o mesmo desenvolve habilidades que lhe facilitarão resolver problemas de natureza diversa em seu cotidiano.
3- UMA ABORDAGEM BASEADA EM ALGORITMO GENÉTICO PARA FORMAÇAO DE GRUPOS DE ESTUDOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Autor: JOSÉ IGOR DE ARAUJO MELO
ORIENTADOR: Andson Marreiros Balieiro
Resumo: O avanço da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) tem impulsionado o crescimento da modalidade de educação a distância (EAD). Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) são grandes aliados da EAD, pois buscam representar virtualmente a sala de aula, proporcionando a interação entre professores e alunos. Entretanto, algumas características do ensino presencial ainda são negligenciadas nos AVAs, tais como a formação de grupos de estudo, que são configurações de aprendizado autodidatas e objetivam suprir as dificuldades por meio de interações entre duas ou mais pessoas. Uma vez que proximidade física dos alunos não é um aspecto preponderante na EAD, a formação de grupos em AVAs deve considerar outras variáveis, que diferem daquelas dos ambientes presenciais. Neste aspecto, tanto informações estáticas (ex. idade, área de interesse do aluno), quanto informações dinâmicas (ex. tempo e hora de acesso) podem ser considerados no processo de formação de grupos em tais ambientes. Neste aspecto, este trabalho propõe uma abordagem para formação de grupos em AVAs baseada em algoritmo genético (AG). Este é um problema NP-difícil e o AG, através dos operadores genéticos (seleção, cruzamento e mutação), combina diferentes soluções em busca de uma solução ótima ou sub-ótima pra o problema. Para validá-la, diferentes experimentos foram realizados. Os resultados obtidos mostram a sua superioridade em relação ao aleatório em até 25% e indicam que a sua utilização proporciona a formação de grupos mais homogêneos.
4 – REDIMENSIONAMENTO DA COMPUTAÇÃO EM PROCESSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O
pensamento computacional, o universo e a cultura digital.
Autor: MELQUISEDEC SAMPAIO LEITE
ORIENTADOR: Prof.ª Drª Sônia Regina Fortes da Silva
Resumo: Essa iniciação à pesquisa teve como objetivo investigar como a Computação está sendo redimensionada em educação no mundo e no Brasil, através de análise dos eixos do Ensino de Computação para uma fundamentação de proposta de atividades educativas, que desenvolvam determinadas habilidades e competências, fortalecendo o pensamento computacional, o universo e a cultura digital de crianças e jovens na educação básica. Para isso, foram levantados dados na literatura internacional e nacional sobre a política para o uso de tecnologias na educação básica no Brasil, o pensamento computacional e o universo de cultura digital em educação, sendo relacionados estes dados às habilidades e competências propostas no SAEB e nas Diretrizes Curriculares do Ensino de Computação, da SBC para a educação básica, de forma ampla. Por fim foram propostas atividades pedagógicas e interdisciplinares de aplicação dos eixos do ensino de Computação para o ensino na Educação Básica. A opção metodológica foi pela pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que a existência de propostas de ensino de Computação ocorrem na maioria dos países do hemisfério norte e, que no Brasil, centraliza-se nas regiões sul e sudeste, principalmente. Na região nordeste existem propostas de ensino de Computação com Robótica, em redes públicas e privadas, no entanto os governos municipais e estaduais em suas políticas educacionais, até este momento, só ofertou concurso para as Escolas Técnicas, modalidade que vem crescendo no Brasil, principalmente em Pernambuco. Constatou-se também, que existem propostas curriculares internacionais, locais e, nacional da SBC, embora ainda não esteja divulgada por esta Instituição, devido estar na forma preliminar e em negociação com o MEC/BNCC. Neste período de tempo, prevalecem experiências isoladas nos sistemas de ensino e avançadas, onde exista o Curso de Licenciatura em Computação.
5- CONCEITO DE FRAÇÃO NA RELAÇÃO ENTRE UM EXERCÍCIO IMPRESSO E DIGITAL COM O SOFTWARE FRACIONANDO
Autor: CLAUDIA VANGÉSSICA DE ARAUJO SILVA
ORIENTADORA: SÔNIA REGINA FORTES DA SILVA
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar a relação entre um software desenvolvido para o exercício de Fração e a aprendizagem de seus conceitos, identificando dificuldades e possibilidades dos educandos, tanto no manuseio do instrumento, como, na aplicação daquilo que este sabe para resolver os desafios. Isto, diante de uma grande necessidade de mudança de suportes utilizados na sala de aula, além dos livros e dos quadros, sendo um exemplo disso, o uso dos softwares educativos. A utilização destes suportes evidencia uma forma de dinamização no ensino e de estímulo à aprendizagem da Matemática. A opção metodológica foi de referência qualitativa exploratória, com estratégias de aplicação de pré-teste, do software Fracionando e do pós-teste. Constatou-se que os educandos possuem dificuldades quanto à compreensão dos conceitos de fração própria, imprópria, aparente e de equivalência. A resolução dos desafios pelos discentes apresentou a apreensão de jargões específicos da Matemática tradicional, em que os docentes perpassam termos de sua formação escolar e, muitas vezes, da sua formação acadêmica. Observou-se a resistência dos educandos em responder as atividades impressas e digitais, quando em seu exercício apresentam uma rapidez em terminar as atividades, muitas vezes deixando de prestar atenção no que está sendo pedido e, na própria resposta. Considera-se que a pesquisa evidencia dificuldades e possibilidades já apresentadas na literatura, entretanto, não foi encontrada na literatura uma experiência desta natureza entre dois artefatos, impresso e digital, com o assunto Fração.