Hoje é o Dia Mundial da Doença de Chagas. A data foi incluída no calendário mundial da saúde em 2019 e no ano de 2020 é comemorada oficialmente pela primeira vez. O objetivo principal da comemoração é alertar a população para a importância da conscientização sobre o combate à doença [1]. Neste sentido, a Fiocruz reforça o alerta dizendo que viver o dia mundial da doença de Chagas em meio à pandemia de Covid-19 assume um sentido muito especial e dramático para todos [2].
Diante deste contexto, o Professor Dr. Ivaldir de Farias Junior (UPE – Garanhuns) recebeu um convite do especialista em imunologia, Professor Dr. Vinícius Cotta de Almeida da Universidade Estácio de Sá (Unesa) do Rio de Janeiro para participar de um projeto de objetos educacionais digitais para a área de imunologia, e através de um intercambio de saberes, envolvendo alunos de medicina e computação, desenvolvemos uma animação com o objetivo de apresentar para todos os interessados uma forma menos típica de ser contaminada pelo barbeiro que desencadeia a doença de chagas – a contaminação via oral. A animação é totalmente gratuita e vem para auxiliar no entendimento desta doença buscando criar maior conscientização da população, bem como servindo de objeto educacional digital livre para ser utilizados por professores.
O Professor Ivaldir de Farias Junior, coordena o laboratório Cake Roll GameLab, incubado no Softex Recife. O professor afirma que “este projeto não seria possível sem todos os parceiros envolvidos e colaboradores de áreas distintas e complementares. Sem dúvida foi um grande desafio para todos nós!”
Link para acessar a animação:
http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3173-14-4-dia-mundial-da-doenca-de-chagas
https://portal.fiocruz.br/noticia/o-dia-mundial-da-doenca-de-chagas-em-tempos-de-pandemia