A UPE teve nove projetos que foram aprovados no Edital Facepe 18/2020, que trata do apoio ao credenciamento de ambientes para inovação no estado. Dentre esses projetos, A UPE campus Garanhuns comemora a aprovação do projeto Lócus Garanhuns Smart City.
Esse projeto será coordenado pelo Prof. Dr Ivaldir de Farias Junior que também é coordenador do Curso de Engenharia de software. O professor falou que “esse projeto será um divisor de águas para o ecossistema de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC da cidade de Garanhuns. Sem dúvida, essa aprovação do projeto é fruto de união, integração e muito trabalho. É uma conquista de todos os envolvidos (UPE, UFAPE, IFPE, AESGA, SOFTEX RECIFE e a empresa de tecnologia OW7 Soluções Web) que buscam incessantemente o fortalecimento com um impacto socioeconômico da região.” O foco do projeto é desenvolver soluções no contexto de cidades inteligentes.
Ao todo, foram selecionados 15 projetos aprovados no Edital que contou com ampla concorrência em todo o estado de Pernambuco.
Os trabalhos aprovados contemplam os seguintes ambientes de inovação/setores econômicos: Saúde; Agronegócios; Comércio, Serviços e Turismo; Tecnologia da Informação e Comunicação; Automotivo; Gesso; Energia Renovável; Metal Mecânica; Confecções; Eletroeletrônicos; Têxtil; Biotecnologia; e Lacticínios.
O objetivo deste Edital é credenciar ambientes para inovação no estado de Pernambuco, denominados de Lócus para Inovação, formados a partir de consórcios de instituições públicas e privadas que visem contribuir para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico de uma determinada região em um setor econômico específico.
Os 15 projetos selecionados devem garantir a presença de profissionais líderes para coordenação das atividades, um profissional mentor que possa promover e articular as atividades de inovação com o setor produtivo e entre os ambientes para inovação.
Os nove projetos da UPE aprovados no edital contemplam a Região Metropolitana do Recife (6), o Agreste Meridional (1), o Sertão Central (1) e o Sertão do São Francisco (1). Os setores econômicos são: Comércio, Serviços e Turismo; Saúde; Tecnologia da Informação e Comunicação; Energia Renovável; Metal Mecânica; Confecções e Eletroeletrônicos.
Por ordem de nota final, os projetos da UPE selecionados foram: Projeta.ai – Ambiente de Inovação para Provas e Projetos [com Pesquisas Aplicadas em Encomendas Tecnológicas]; Lócus de Inovação em Saúde; Fortalecimento do Ecossistema de Inovação no Sertão Central de Pernambuco; Inovação em territórios de vulnerabilidade social; Lócus Garanhuns Smart City (Campus Garanhuns); Renovável Sertão – Lócus de Inovação no Sertão do São Francisco; Lócus de Inovação Metal Mecânica – Consórcio Metal Mecânico de Pernambuco; Lócus 4.0 – Transformação Digital para a Indústria de Confecções e Plano de ação do consórcio de eletroeletrônicos de Pernambuco.