Oportunidade para estudantes e profissionais da área da saúde, incluindo: enfermeiros e técnicos de enfermagem, biomédicos, biólogos, farmacêuticos, técnicos de laboratórios, médicos e médicos veterinários1 Vamos revisitar conceitos relacionados à anatomia, fisiologia e microbiologia, para aperfeiçoar a técnica de punção venosa, e atualizar esses conceitos com as mais recentes publicações da literatura científica. Quando visualizamos a oportunidade de oferecer um curso sobre punção venosa para Garanhuns, levamos para o interior as principais atualizações sobre o procedimento e damos a oportunidade de estudantes e profissionais aperfeiçoarem a técnica da punção.
O ministrante, Professor Dr. Giwellington Albuquerque, possui doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada pela Universidade de Pernambuco, mestre em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Citologia Clínica (UFPE), graduado em Biomedicina (UFPE). Possui curso técnico em Análises Clínicas pela Escola Almirante Soares Dutra (Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco). Experiência docente em cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Atualmente atua como Biomédico analista clínico no Hospital Otávio de Freitas – PE e como Biomédico citopatologista no Centro Especializado em Diagnóstico do Câncer – PB.
O curso coordenado pela Professora Dra. Priscilla Salles acontece nos dias 7 e 8 de maio de 2022, das 08:00 às 18:00h, no Campus da UPE Garanhuns. Com metodologia teórico-prática: na teoria, conceitos sobre anatomia básica do sistema vascular e fisiologia, além das patologias do sangue, serão explanadas por meio de apresentação do PowerPoint®, através de Datashow. Os tópicos a seguir também serão explanados de maneira teórico, porém, importante pontuar que todos os equipamentos/objetos/dispositivos mencionados serão apresentados aos participantes do curso e os mesmos terão oportunidade de manuseá-los ao longo da explanação:
a) Funções e a conduta do coletor de sangue;
b) Formas de manuseio dos principais dispositivos de punção periférica (seringa, scalp, cateter intravenoso, coleta à vácuo, coleta monovette, microcoleta);
c) Técnicas de preparo do material destinado à punção;
d) Técnica de triagem e separação do material coletado;
e) Identificação de tubos de coleta por cores;
A parte prática do curso será realizada, primeiramente, em manequim e, posteriormente, em duplas formadas pelos próprios participantes. O acompanhamento próximo dos professores e estudantes/monitores será realizado ao longo da prática de forma a garantir a segurança de todos os envolvidos, em especial dos participantes.
O investimento de 190,00 reais, com certificação da via PROEC. Lembramos que o curso disponibilizará 25 vagas e será realizado com o mínimo de 10 inscritos. Os interessado devem preencher o formulário.