O curso coordenado pela Professora Dra. Priscilla Salles será ministrado pela Dra. Isabel Arruda, que é Cientista e Professora universitária, a mesma possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela mesma Universidade. Realizou período de Intercâmbio em Portugal onde realizou pesquisas na área de microbiologia e biotecnologia. Especialista em Estética pela NEPUGA com foco na área de terapia capilar, emagrecimento global e prevenção do envelhecimento. O curso “Procedimentos minimamente invasivos em terapia capilar: foco na queda de cabelo pós COVID-19” tem o objetivo geral de atualizar profissionais aptos a avaliarem as possíveis alterações e patologias do couro cabeludo e fios dos cabelos, bem como os seus tratamentos específicos para as disfunções capilares, através de análise crítica, selecionando, aperfeiçoando e criando alternativas de tratamentos fundamentados cientificamente. A perda capilar difusa, que ocorre de 2 a 3 meses após um agente desencadeante de estresse, é nomeada de eflúvio telógeno. Considerando todos os agravamentos relacionados à pandemia da COVID-19, pode haver um aumento no stress devido à própria pandemia e esta pode ser uma fonte do aumento da incidência do eflúvio telógeno nos últimos anos, principalmente quando se nota que a queda dos cabelos inicia aproximadamente 50 dias após o primeiro sintoma da infecção por COVID-19; assim, o estresse físico e os picos febris podem estar ligados ao quadro de eflúvio telógeno temporário na doença. As técnicas de tratamento minimamente invasivo que serão abordadas neste curso, nomeadamente intradermoterapia e microagulhamento com uso de ativos, mostram-se bastante favoráveis e potencialmente efetivas para a melhora capilar como um todo. Quando visualizamos a oportunidade de oferecer um curso sobre terapia capilar para Garanhuns, levamos para o interior as principais atualizações sobre o procedimento e damos a oportunidade de estudantes de estética e profissionais habilitados aperfeiçoarem as técnicas minimamente invasivas relacionadas à terapia capilar.
O curso será realizado com metodologia teórico-prática: na teoria, conceitos sobre anatomia e fisiologia capilar, doenças do couro cabeludo e a legislação pertinente aos profissionais, além da importância da realização de uma correta avaliação clínica, serão explanadas por meio de apresentação do PowerPoint®, através de Datashow.
Os tópicos a seguir também serão explanados de maneira teórica, porém, importante pontuar que todos os equipamentos/objetos/dispositivos mencionados serão apresentados aos participantes do curso e os mesmos terão oportunidade de manuseá-los ao longo da explanação:
a) Ativos usados para a terapia capilar;
b) Injetáveis e fornecedores certificados;
c) Dispositivos para intradermoterapia e microagulhamento.
A parte prática do curso será realizada em duplas formadas pelos próprios participantes, os quais treinarão as técnicas de intradermoterapia e microagulhamento. O acompanhamento próximo dos professores e estudantes/monitores será realizado ao longo da prática de forma a garantir a segurança de todos os envolvidos, em especial dos participantes. Tendo como Público-alvo: Biomédicos, biólogos e farmacêuticos habilitados em estética, além de médicos. Será disponibilizado 20 vagas para biomédicos, biólogos e farmacêuticos habilitados em estética, além de médicos. (Estudantes dos cursos mencionados acima também poderão realizar o curso). O mínimo de 8 alunos será pré-requisito para a realização do curso.
A carga horária a ser creditada por estudante é de 20 horas (certificação via PROEC), com investimento de R$: 500,00. Os interessado devem preencher este formulário.