Um novo aplicativo está sendo desenvolvido pelos alunos Brenoly Porto, Kelvin Vasconcelos, Lucas Henrique e Muryllo Pimenta ambos do curso de Engenharia de Software do Campus Garanhuns da UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE). Com o apoio do LÓCUS DE INOVAÇÃO DO AGRESTE MERIDIONAL SMART CITY, deu-se início a este projeto no andamento das disciplinas de Projeto I, Gerenciamento de Projetos e Programação para Dispositivos Móveis ministradas pelos docentes Prof. Helaine Barreiros, Prof. Ivaldir de Farias Junior e Prof.
Ewerton Menezes. A integração entre as disciplinas tem como objetivo envolver os alunos em um ambiente mais próximo ao corporativo, bem como promover a multidisciplinaridade no curso, permitindo aos alunos pôr em prática de forma conjunta os conceitos vivenciados em sala.
O aplicativo Seja UPE está inserido em um contexto onde o ingresso na universidade é sempre um assunto que envolve os ânimos e expectativas de todos aqueles que se preparam durante anos para alcançá-lo. Aliado a isso, surge uma grande pergunta: “Que curso devo fazer?”, ela é bastante subjetiva e pode ser encarada com diversas perspectivas. Segundo Muryllo Pimenta, um dos desenvolvedores do projeto, “Esta pergunta foi uma das mais difíceis de responder enquanto escolhia qual curso fazer.”
Numa tentativa de propor sugestões para auxiliar os vestibulandos e os futuros ingressantes na universidade, o aplicativo realiza perguntas aos vestibulandos que o utilizam e sugere cursos que melhor se aderem ao seu perfil de respostas. Por isso, é extremamente importante conhecer bem os cursos à sua disposição levando em conta aspectos como: notas de corte, localização, quantidade de vagas, matérias, período, maneiras de ingressar e entre outras informações. A partir delas é possível ter uma base melhor para definir quais cursos você possui mais afinidade e quais se adequam melhor aos seus planos pessoais.
Diante disso, o Seja UPE apresenta-se como um aplicativo mobile que visa disponibilizar informações detalhadas sobre os cursos da Universidade de Pernambuco,
aproximando a instituição da sociedade. Além disso, através de meios lúdicos, pretende apoiar a tomada de decisão dos alunos que anseiam ingressar em algum dos cursos ofertados. O aplicativo está disponível ainda em fase de testes na Google Playstore, visando obter melhorias para o lançamento de uma nova versão em 2022.
Baixe aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sejaupe.app.