Licenciada em Matemática pela UPE Campus Garanhuns, Paula de Lima Souza, 24 anos, está nos Estados Unidos para iniciar mais uma etapa da sua jornada acadêmica. Aprovada no mestrado em Matemática na Tufts University, George Mason University e Matemática Financeira na University of Miami, a egressa decidiu optar pelo doutorado em Matemática na The George Washington University, todas as instituições nos Estados Unidos.
“Durante a graduação me interessei muito pela matemática pura e pela carreira acadêmica, então a decisão de seguir para a pós-graduação sempre esteve presente. Eu havia feito intercâmbio no ensino médio através do Programa Ganhe o Mundo, para o Canadá, desde então, sempre considerei iniciar estudos no exterior novamente, principalmente na pós graduação. Durante a graduação, meus maiores interesses eram tópicos de álgebra linear e análise, logo, um PhD em Matemática me permitirá explorar essa área. Ainda na UPE, participei de atividades de ensino, pesquisa, extensão e representação estudantil.”
Como foi o processo?
Em 2021 fui selecionada para participar do Programa Oportunidades Acadêmicas- Mestrado em Doutorado. Este é um programa anual do EducationUSA, uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano, que tem objetivo de oferecer orientação e cobrir os custos de candidaturas de custear o processo de admissão daqueles que tem o perfil e interesse de estudar nos Estados Unidos, mas não podem pagar pelas provas, taxas, traduções de materiais, etc. Então tive um acompanhamento de profissionais em todas as etapas.
Durante 2022, estava trabalhando como professora efetiva na Rede Estadual de Alagoas, em Maceió, e me preparei durante o ano para me candidatar nos últimos meses. Me inscrevi no Oportunidades, inicialmente, para tentar vagas de mestrado, uma vez que eu havia acabado de concluir a graduação, mas durante o ano percebi as possibilidades de tentar Doutorado direto também, ainda mais porque as chances de financiamento completo eram maiores, o que deu certo.