O curso de Especialização Nos saberes da profissionalidade docente da educação infantil, proposto pelo Colegiado do Curso de Pedagogia/Campus Garanhuns volta-se aos saberes necessários à profissionalidade docente, buscando a articulação entre a teoria e a prática na educação infantil, em uma perspectiva dialética interdisciplinar.O curso circunscreve-se como uma intervenção do curso de Pedagogia em uma ação que integra o ensino, a pesquisa e a extensão na materialização da função social da Universidade, tendo em vista o que está considerado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura). Este curso consiste, assim, em uma ação integrada entre a pesquisa, o ensino e a extensão, na perspectiva de aprimoramento do profissional para atuar na educação infantil. O Curso tem como objeto de estudo os saberes da profissionalidade docente da educação infantil e será desenvolvido através de encontros nos finais de semana, segundo o cronograma apresentado, com atividades presenciais, como também uso de tecnologias off-line e on-line. Os conteúdos são vinculados às situações concretas da realidade do ensino e da aprendizagem da Educação infantil, integrando teoria e prática às experiências de vida e da escola.
O curso está organizado em três eixos de estudo: o Eixo 1 Saberes docentes nas concepções de Infância e criança numa abordagem dialética interdisciplinar ; o Eixo 2 Saberes docentes no currículo, no planejamento e na avaliação das linguagens na Educação Infantil e o Eixo 3 – Saberes docentes na pesquisa na Educação Infantil.
As disciplinas que compõem cada eixo se articulam de maneira interdisciplinar, privilegiando a coerência na inter relação entre a abordagem dos conteúdos, e a sua relação com os espaços e contextos em que os cursistas estão inseridos e desenvolvendo o seu fazer pedagógico com intuito de favorecer um Plano de Ação, tendo em vista que o curso também se reveste de momentos de pesquisa das práticas sociais relativas às especificidades profissionais dos cursistas. O curso propõe um processo avaliativo formativo que ocorrerá no decorrer de cada disciplina, buscando favorecer a autoavaliação como uma estratégia de reflexão e aperfeiçoamento do estudante, assim como, serão utilizados outros procedimentos e instrumentos, quais sejam: provas discursivas, seminários, portfólios, plano de ação e o artigo acadêmico a partir de critérios estabelecidos e compartilhados com os estudantes.