Sobre o curso
O Curso de Especialização em Saúde Pública da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, tem como objetivo qualificar profissionais de diferentes áreas relacionadas à saúde, fornecendo conhecimentos que possibilitem exercitar ações de Atenção à saúde, de forma regionalizada, interdisciplinar e integrada, articulada com os diferentes níveis de gestão e de atenção do Sistema Único de Saúde.
A especialização possui carga horária total de 460 horas, fundamentando-se em três áreas: Gestão, Políticas de Saúde e Epidemiologia. Ao término do curso, os profissionais estarão habilitados para atuar como especialistas em Saúde Pública, em diferentes níveis e Instituições, podendo atuar como consultor, pesquisador, professor ou especialista, em organizações públicas, privadas e ONGs, bem como poderá dedicar-se a um dos campos de conhecimento específico, como Vigilância Sanitária, Epidemiologia, Gestão de Serviços Públicos de Saúde, dentre outros.
Disciplinas
Epidemiologia Ementa: Entendimento do conceito e usos da Epidemiologia, do método epidemiológico e sua aplicação em estudos descritivos fundamentados no estudo de variáveis relacionadas à pessoa, lugar e tempo, dos indicadores de saúde e dos métodos analíticos de investigação. |
Vigilância em Saúde e Sistemas de Informação Ementa: Introduzir os fundamentos teóricos, métodos e técnicas da vigilância em saúde para caracterizar os problemas de saúde, reconhecer as necessidades da população e analisar a situação de saúde a fim de adotar medidas de intervenção na área de abrangência dos profissionais. |
Políticas Públicas de Saúde no Brasil Ementa: Estudar as políticas públicas no campo da saúde coletiva. Debate da contextualização histórica, política e social do sistema de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde (SUS): Legislação do SUS e avanços e desafios na promoção da saúde. Apreciação das práticas políticas, institucionais e técnicas na viabilização do modelo de atenção à saúde. |
Planejamento e Gestão em Saúde Ementa: Entendimento dos conceitos e métodos de planejamento e gestão, propiciando condições para criar alternativas aos problemas existentes no processo de trabalho em saúde. |
Financiamento do SUS Ementa: Abordagem temática do financiamento setorial da saúde no Brasil de uma forma panorâmica, evidenciando os aspectos relativos à legislação vigente, formas de repasse de recursos e fluxos de execução orçamentária. |
Avaliação em Saúde Ementa: Desenvolver o conhecimento e instrumentalizar estudantes do curso de pós-graduação na área da saúde pública (especialização) sobre o campo da avaliação de programas e serviços de saúde no que concerne aos fundamentos básicos e os diferentes modelos de avaliação e pesquisa avaliativa. |
Educação em Saúde Ementa: Educação em saúde como prática de promoção da saúde. Conhecimento popular x conhecimento científico na complexidade dos problemas de saúde coletiva. Bases da educação popular em saúde. Educação Popular e movimentos sociais – organização política, participação popular e controle social em saúde. Inclusão dos processos educativos na organização do processo de trabalho em saúde. Educação Permanente em Saúde |
Bioestatística e Informática Aplicada à Saúde Ementa: Conceitos básicos de informação e sistemas informatizados de saúde. Sistemas de Informação em Saúde no Brasil: finalidade, evolução, abrangência, tipos de dados, fluxo dos dados. Demonstração dos Sistemas: processo de entrada de dados, eventos e relatórios. Análise de dados: (i) Uso dos softwares TABWIN e TABNET para construção de indicadores, (ii) apresentações tabulares e gráficas (inclusive mapeamento de dados) com propósito de analisar a completitude e consistência das bases de dados. Identificar formas de apresentação de resultados em gráficos e tabelas. |
Metodologia da Produção do Conhecimento I Ementa: A Unidade tem o propósito de contribuir para compreensão do processo de produção do conhecimento e divulgação do conhecimento científico, visando à estruturação e elaboração do anteprojeto da monografia do curso. |
Metodologia da Produção do Conhecimento II Ementa: Elaboração da monografia; construção individual e coletiva dos Projetos de Pesquisa; acompanhamento individual e coletivo; e diretrizes para a elaboração do trabalho de conclusão de curso; aspectos técnicos de redação e apresentação científica. |
Corpo docente
Antônio Ricardo Santos Andrade, Doutor em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho: http://lattes.cnpq.br/0734786456159447
E-mail: ricoarsa@gmail.com
Bruna Maria Bezerra de Souza, Mestre em Gestão e Economia da Saúde, UFPE: http://lattes.cnpq.br/7826557041570799
E-mail: brunabsouza77@gmail.com
Elane Rafaella Cordeiro Nunes Serafim, Doutora em Ciência Animal Tropical da UFRPE.: http://lattes.cnpq.br/9291454494764901
E-mail: elane.rafaella@gmail.com
Elisangela Ramos Castanha, Doutora em Ciências Biomédicas, University of South Carolina: http://lattes.cnpq.br/9831904836802638
E-mail: elisangela.castanha@upe.br
Josevaldo Araújo de Melo, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Sergipe: http://lattes.cnpq.br/3131152359914382
E-mail: josevaldoamelo2@gmail.com
Maria Gorethe Alves Lucena, Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira: http://lattes.cnpq.br/9269315897741825
E-mail: g3lucena@gmail.com
Robervam de Moura Pedroza, Mestre em Saúde da Família pela UFRN.: http://lattes.cnpq.br/9100858477299357
E-mail: robervampedroza@gmail.com
Rosalva Raimundo da Silva, Mestre em Saúde Pública no Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz.: http://lattes.cnpq.br/7397121233599771
E-mail: rsalvarsilva@gmail.com
Rosangela Alves Falcão, Doutora em Biociência Animal, UFRPE.: http://lattes.cnpq.br/5946518736077473
E-mail: Rosangela.falcao@upe.br
Gésika Maria da Silva, Mestre em Ciência Animal Tropical, UFRPE
E-mail: gesikaa.silva@gmail.com