NOTA OFICIAL

A Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns, torna público seus esclarecimentos a respeito da reacomodação parcial dos alunos de medicina, nos termos a seguir destacados.

Na qualidade de instituição de ensino superior, a UPE tem por missão o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, a serem vivenciados de maneira igualitária por todos os membros da comunidade acadêmica, coabitantes de um mesmo espaço público.

Tanto é verdade, que o Prédio 2 do Bloco 2, ora reivindicado, encontrava-se compartilhado entre dois cursos distintos, quais sejam, o de Medicina, de período integral, com atividades a serem encerradas às 18 horas, e o de Geografia, de período noturno, com atividades a serem iniciadas às 19 horas.

Muito embora a referida organização tenha respeitado a carga horária acadêmica de ambos os cursos, preconizando a viabilização prática de suas aulas, reclamações foram recebidas pela Direção deste campus, no sentido de que as atividades de Medicina estavam se estendendo, ao ponto de colidirem com o início das aulas do curso de Geografia, afetando sua programação.

Desse modo, como medida imediata garantidora da compatibilidade de horários entre os dois cursos, esta Direção optou pela transferência dos alunos de Medicina, apenas no período da tarde, para o prédio do Bloco 1, estrutura esta já utilizada pelos cursos de Matemática e História. Embora mais antigo, o local possui salas de aula limpas, equipadas e disponíveis nos períodos vespertino e noturno, inexistindo qualquer decréscimo de qualidade, tal como equivocadamente noticiado.

Em paralelo, foi solicitado ao Colegiado de Medicina que, após reflexão conjunta, se comprometa a respeitar o horário regular de término das aulas, então, ser possível o retorno dos alunos às dependências do Bloco 2, Prédio 2; alternativamente, poderá optar pela permanência nas salas do Bloco 1.

Extremamente solícito e receptivo à problemática, o Colegiado informou que a decisão final será apresentada o quanto antes, ocasião em que novas medidas poderão ser tomadas por esta Direção, garantindo-se o justo aproveitamento do espaço público.

De todo modo, nenhum estudante teve seu direito de acesso à educação tolhido ou muito menos mitigado, vez que as aulas foram mantidas dentro da normalidade, em ambiente seguro, íntegro e condigno, usufruído, inclusive, por outras graduações, conforme acima mencionado.

Pelo exposto, a Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns, reforça o seu compromisso diante da sociedade e de toda a comunidade acadêmica, viabilizando o desenvolvimento de suas atividades em respeito às regras de
convivência, notadamente aos horários previamente estipulados.

Garanhuns, 20 de março de 2023.

Atenciosamente,

ROSÂNGELA ESTEVÃO ALVES FALCÃO
Diretora do campus Garanhuns.