Foram criados, em 2016.1, três novos grupos de pesquisa em nosso Multicampi. O LAPPASM, vinculado a Unidade de Serra Talhada, e o GRUPEI e o GIPEM, da Unidade de Garanhuns. Parabenizamos os docentes pelos grupos, desejando cada vez mais produções. E nos disponibilizamos ajudar no processo de abertura de novos grupos de pesquisa.
Laboratório de Prática, Pesquisa e Avaliação em Saúde Mental – LAPPASM Hugo Rafael de Souza e Silva
http://dgp.cnpq.br/dgp/
Os membros deste grupo de pesquisa possuem experiência em diversos campos que compõem a grande área de Psiquiatria e Saúde Mental. Espera-se que nossos trabalhos contribuam para a consolidação das linhas de pesquisa pretendidas através de pesquisas de impacto. Uma das linhas de pesquisa que merece destaque é a Psicometria aplicada as dependências tecnológicas. Nossos estudos tem contribuído para o entendimento dos construtos relacionados as dependências tecnológicas, inaugurando uma nova compreensão sobre esses múltiplos fenômenos. Esperamos continuar inaugurando novas perspectivas científicas sobre o tema.
A CULTURA DA INFÂNCIA NAS POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (GRUPEI)
Marlene Burégio Freitas E Tarcia Regina da Silva
http://dgp.cnpq.br/dgp/
O grupo de Pesquisa GRUPEI tem como objetivo a realizar pesquisas e promover discussões acerca da criança, da infância e da escola de Educação Infantil em sua historicidade, em uma perspectiva histórico-dialética que integra os elementos vinculados ao processo de constituição da criança na sua singularidade e universalidade. E para tal, considera discussões temáticas relacionadas às dimensões da sociologia da infância, os estudos culturais, as políticas e as práticas educacionais, de formação de professores e de currículo que permeiam o universo da Educação Infantil.
Grupo Intelectus de Pesquisa e estudos em Educação Matemática
Marilene Rosa dos Santos E Diógenes Maclyne Bezerra de Melo
http://dgp.cnpq.br/dgp/
Compreende-se que um grupo de pesquisa voltado para a Educação Matemática poderá contribuir tanto para o ensino quanto para extensão. Em relação ao ensino, os estudos e pesquisas promovidos pelo grupo poderão contribuir para o fortalecimento da identidade profissional dos alunos regularmente matriculados como, também, dos egressos. Quanto à extensão, os resultados obtidos nas pesquisas desenvolvidas no GIPEM permitirá a produção de cursos de formação para os professores de acordo com a necessidade da região. O GIPEM tem também como propósito estimular professores e alunos de graduação da região, para que possam ingressar em cursos de pós-graduação Strictu Sensu. Assim, poderão ter possibilidade de ampliação profissional, permitindo ter um novo olhar para as licenciaturas, no sentido de valorização. Esses novos pesquisadores se transformarão em referências profissionais em seus munícipios, que constitui a região Agreste Meridional do Estado de Pernambuco, na qual a UPE está inserida.