Especialistas apontam que a falta de conscientização da sociedade é um dos principais fatores limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil. Esses especialistas também defendem que as campanhas de incentivo à doação devem ser feitas para alcançar também as crianças e não somente os adultos. Pois os primeiros anos de vida são importantes para criar uma cultura e fazer uma nação mais consciente, por isso é importante começarmos a incentivar a discussão deste tema nas escolas para reverter o atual cenário.
Diante deste cenário, surge o Lócus de Inovação de Garanhuns que tem foco em cidades inteligentes que é constituído pelas Instituições: UPE, UFAPE, IFPE, AESGA, SOFTEX RECIFE, OW7 e a Prefeitura de Garanhuns que desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento da região. Esse ambiente de inovação é credenciado
pelo estado de Pernambuco com o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico.
Neste sentido, o Lócus de Garanhuns com seus parceiros, em especial o Laboratório Cakeroll Game Lab (incubado no Softex Recife) em parceria com o IMIP (instituição articuladora para alcançar o público alvo), desenvolveu o jogo Blood Help que busca conscientizar adultos e crianças sobre a importância da doação de sangue. O jogo tem DNA pernambucano e traz informações sobre locais de doação de sangue (hemocentros), instruções sobre os tipos de sangue e suas compatibilidades, tudo isso aliado à diversão.
No jogo, os jogadores têm a oportunidade de se transformarem em doadores de sangue, para isso eles precisam saber e conhecer os tipos de sangue para conseguir doar sem prejudicar os pacientes que precisam urgentemente da doação. À medida que o usuário vai jogando e salvando vidas com suas doações, ele também vai ganhando moedas fictícias e essas moedas possibilitam que o jogador possa reconstruir a sala de doação de sangue que está abandonada.
O jogo disponível para download no Google Play.A ideia do game é trazer principalmente ao público infanto-juvenil uma experiência casual e divertida juntamente a elementos educativos sobre a doação de sangue.
A ideia é que o jogador possa aprender sobre o fluxo de doação de sangue, bem como, os tipos de sangue e suas compatibilidades. O jogo tem um quiz que auxilia o jogador sobre algumas curiosidades inerentes a doação de sangue. O principal objetivo do jogo é doar o sangue correto para o paciente sem permitir que ele morra, diz o Prof. Dr. Ivaldir de Farias Junior que é o coordenador do Lócus de Inovação de Garanhuns é responsável pelas ações da Cakeroll Game Lab. O coordenador que também é professor da UPE – Campus Garanhuns vem se empenhando junto a sua equipe para gerar soluções tecnológicas visando uma transformação digital em busca da adoção do conceito de cidades inteligentes para Garanhuns e região, buscando sempre um impacto social positivo para a sociedade.
Qualquer pessoa pode de forma prática, baixar o jogo, basta clicar no (Link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cakerollgamela
b.bloodhelp) para realizar o download no Google Play. No Instagram
da @cakerollgamelab, o usuário pode seguir e acompanhar as novidades e atualizações dos jogos.