O ‘Pré-Pós Paulo Freire – Programa de Apoio e Acompanhamento para Acesso à Pós-graduação Stricto Sensu’ é uma iniciativa do curso de Direito da Universidade de Pernambuco – Campus Arcoverde. Mais especificamente do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (G-PENSE!¿), que conta com o financiamento do Edital PROEC/PFA 2021.
A segunda turma da extensão está voltada para todas as pessoas que tenham terminado a graduação, ou estejam no último semestre letivo da graduação, e se interessem em ingressar no mestrado acadêmico ou profissional de um Programa de Pós-graduação regularizado no Brasil. Contudo, haverá a preferência de vagas para os seguintes grupos, independe da gratuidade (ou não) do curso:
1.1 Negro(a), afrodescendente, indígena ou quilombola; ou
1.2 Pessoa LGBTQIA+; ou
1.3 Mãe solo; ou
1.4 Camponês/Camponesa; ou
1.5 Advindo(a) de famílias que vivem da agricultura familiar; ou
1.6 Egresso(a) da Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou
1.7 Apenado(a) em privação de liberdade; ou 1.8 Egresso(a) do Sistema Prisional e socioeducativo.
Caso haja vagas remanescentes após a aplicação do critério anterior, terão prioridade as pessoas que foram/são beneficiário(a) do Programa Universidade Para Todos (Prouni), de bolsas de estudo integrais, qualquer tipo de financiamento de crédito estudantil ou egressos(as)/estudantes da universidade pública.
O objetivo é atender diretamente pessoas que anseiam por ingressar em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, a nível de mestrado, das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O principal objetivo é colaborar para o acesso, oportunidade e diversidade de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica na pós-graduação brasileira.
Todos os critérios e os documentos necessários para concorrer às 30 vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2022 estão em nossa Chamada Pública. As inscrições serão realizadas por meio do formulário eletrônico e irão até o dia 7 de agosto de 2022.