Projeto de Extensão – Núcleo de Cartografias da Subjetividade (Nucas)

O Nucas se trata de um laboratório de ensino, pesquisa e extensão, aprovado pelo edital de Fluxo Contínuo 02/2019, que foi coordenado pelos docentes Dra. Patrícia Lira e Dr. Taciano Valério durante o primeiro semestre, e devido à transferência deste último, está sendo coordenado atualmente ainda pela Profª. Dra. Patrícia Lira, juntamente com o Prof. Dr. Djailton Cunha e o Prof. Esp. Ricardo Eloy. Ele tem o objetivo de promover um espaço de interação e interlocução através de intervenções clínico-sociais em uma perspectiva de micropolítica dos afetos. Conta com 9 discentes do curso de Psicologia, que desenvolvem diversas atividades, algumas delas descritas a seguir.

Os extensionistas participam semanalmente de um grupo no CAP (Centro para Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas Portadoras de Deficiência Visual), onde as atividades se desenvolvem de forma processual e são pensadas a partir do grupo e das narrativas subjetivas, onde são lançados disparadores e os participantes dão o rumo que querem com instrumentos como papel, caneta e música.

Há um grupo de estudos que contribui com as aulas da disciplina de Cartografia que os estudantes do 4º período de Psicologia estão cursando, onde são levados disparadores como grafitagens e pinturas.

Já foram realizadas duas edições do Nucas em Rede, que se trata de um evento que visa mostrar o núcleo e as pesquisas desenvolvidas nele, além de oficinas de esquizodrama.

É desenvolvido também um curso de documentários, intitulado “Doca”, que tem o objetivo de mostrar outras formas de documentário e reiniciar o Cine Clube.

Há um grupo de pesquisa que funciona virtualmente, que trata de estudos sobre Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica (IC) e mestrado, uma vez por semana.

 

O principal desafio relatado pelos participantes da extensão é em relação ao fomento, pois são utilizados muitos materiais e eles necessitam de financiamento.

Há sempre um feedback positivo feito pelos participantes dos eventos e oficinas, e ganhos também para os extensionistas que experienciam novas formas de ação clínica.

 

Já foram produzidos dois capítulos de livro a partir das ações extensionistas: o primeiro é intitulado “Cozinhando a nós e aos outros” (fruto do primeiro evento promovido pelo laboratório) e o segundo “Desterritorializando a Psicologia”.