Projeto “Le Monde” Promove Educação e Cultura para Estudantes da Rede Pública

A Universidade de Pernambuco (UPE) tem o prazer de anunciar o projeto “Le Monde: geografia e história dos continentes americano e antártico por meio de ícones culturais”, coordenado pela professora Denize Tomaz de Aquino. Este projeto inovador, que conta com a colaboração das professoras Patrícia Maria Tenório de Carvalho e Marijane Alves Andrade Pimentel, além do suporte técnico do professor Josevaldo Araújo de Melo, visa proporcionar uma experiência educacional única para os estudantes da rede pública.

O projeto consiste em uma exposição composta por 13 painéis artísticos pintados pelo artista Ailton Santana no estilo Naif. Esses painéis retratam os 35 países do continente americano e o continente antártico, e estarão expostos no Auditório Prof. Clóvis Gomes da UPE Garanhuns, de maio de 2024 a maio de 2025. A exposição busca integrar arte e educação, oferecendo aos alunos uma oportunidade de aprender sobre geografia e história de uma maneira visual e interativa.

O público-alvo do projeto são as escolas públicas de Garanhuns, que poderão agendar visitas monitoradas à exposição. Durante essas visitas, os estudantes serão guiados por monitores, que proporcionarão explanações interativas sobre os ícones culturais representados nos murais. Essa interação visa estimular a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem enriquecedor e dinâmico.

A UPE convida todas as escolas públicas de Garanhuns a participarem deste projeto, que promete ser uma experiência enriquecedora e transformadora para os estudantes, promovendo a interdisciplinaridade e fortalecendo a formação educacional através da arte.

Para mais informações e agendamento de visitas, as escolas interessadas podem entrar em contato com a coordenação do projeto através do e-mail: denize.aquino@upe.br.

 

Por George Bruce.