O Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Coletiva com ênfase em Agroecologia (PREMISCA) é desenvolvido pela Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Garanhuns, em parceria com o Departamento de Saúde Coletiva/NESC, do Instituto Aggeu Magalhães/IAM/FIOCRUZ, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE/UFRPE.
O PREMISCA tem o objetivo de formar sanitaristas para atuação nos diversos espaços de gestão do Sistema Único de Saúde/SUS, com o olhar da construção agroecológica, e com a perspectiva da promoção da saúde, nos territórios da V Geres. Assim, pretende formar profissionais que estejam aptos a realizar análise do processo saúde-doença-cuidado e da realidade epidemiológica e sócio-ambiental, análise de políticas e programas de saúde, bem como atuar na direção da organização dos processos de trabalho, monitoramento e avaliação de serviços e na realização de pesquisas na área.
A Residência terá duração de dois anos em regime de tempo integral, com carga horária semanal de 60 horas, totalizando 2.880 horas anuais e 5.760 horas de formação em serviço e contará com 1.100 horas de carga horária teórica. Ao término do Programa, o residente deverá apresentar monografia e/ou artigo científico, requisito parcial para a obtenção do Certificado de Conclusão do Programa.