Esta página orienta sobre o procedimento para lidar com casos de alunos e professores com sintomas gripais durante a pandemia da COVID-19. Estas orientações foram extraídas do Protocolo Setorial da Educação, de autoria do Governo do Estado de Pernambuco.
Existem duas possibilidades para o caso de alguém apresentar sintomas gripais: (a) a pessoa positivou para o teste de COVID-19 ou (b) a pessoa não positivou para o teste de COVID-19. Mas como você pode ter observado, em ambos o casos, é imprescindível que aqueles que apresentem sintomas realizem o teste, porque o resultado desse teste vai determinar o que deve ser feito com toda a sua turma.
Vamos conversar primeiro sobre o caso em que teste apontou resultado negativo para a COVID-19. Esta é a situação mais simples, pois nesse caso a pessoa deve permanecer em casa, não devendo apresentar-se na universidade. A sua turma pode continuar normalmente as atividades, e o(a) professor(a) vai fornecer os meios necessários para que este estudante acompanhe as atividades da disciplina de casa. A turma deve manter a atenção para novos casos e os procedimentos descritos nesse parágrafo devem ser repetidos para cada estudante ou professor(a) que apresente sintomas gripais.
Diante de um caso positivo na sala de aula, as aulas dessa sala serão suspensas até que saiam os resultados dos contatos. Os contatos que testaram positivo, com sintomas, continuarão em casa por 7 dias e, ao mesmo tempo, 1 dia sem apresentar sintomas. Se testaram positivo, sem sintomas, permanecer em casa por 7 dias. Se testaram negativo, com sintomas, permanecer em casa por 7 dias e, ao mesmo tempo, pelo menos 1 dia sem sintomas, e as aulas presenciais serão retomadas com os estudantes que tiveram resultado negativo, sem sintomas.
Orientação quanto ao isolamento de casos de COVID-19:
– Positivo para COVID–19 e com sintomas: 07 dias de isolamento + 24 horas sem sintomas (a partir do 1º dia de sintoma);
– Positivo para COVID–19 e sem sintomas: 07 dias de isolamento (a partir do resultado do exame);
– Negativo para COVID–19 e com sintomas: 07 dias de isolamento + 24 horas sem febre (caso provável de Influenza).
Em qualquer caso a Coordenação do Curso deve ser notificada para que esta possa informar os demais professores da(s) turma(s) que o aluno está matriculado.
OBS: Caso você tenha tido contato com pessoa com resultado POSITIVO para COVID-19 mas você não apresente sintomas, o melhor dia para realizar o teste é o quinto dia após o contato.