O XV Encontro Estadual de História, com o tema “Excluídos na História: Ensino, Pesquisa e Cidadania”, teve início ontem, (30), e reúne mais de 600 inscritos. Este é o primeiro ano que o evento acontece na cidade de Garanhuns, no agreste pernambucano. As atividades estão sendo realizadas em três locais: UPE Campus Garanhuns, Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti e Centro Cultural Sesc Garanhuns. O evento inclui 10 minicursos, 19 Simpósios Temáticos e diversas mesas-redondas.
Ontem ocorreram as mesas-redondas. A Mesa 1, intitulada “Polícias, Justiças e Prisões: Novas Abordagens Historiográficas”, contou com a participação dos professores Dr. Wellington Barbosa da Silva (UFRPE), Dr. Jeffrey Aislan de Souza Silva (UPE-Petrolina) e Dr. Tiago da Silva Cesar (UFPE), com mediação da professora Dranda. Joyce Conceição de Mesquita (UFRPE). Esta mesa foi realizada no Auditório da UPE Campus Garanhuns Prof. Clovis Gomes da Silva Jr. A Mesa 2, intitulada “Cruzadas Anti-Gênero e Resistências a partir de Pernambuco”, contou com a participação do professor Walter Amaral (UNICAP), da mestranda em Educação Profa. Hblynda Morais (UFPE) e da doutoranda em História Profa. Aílla Kássia de Lemos Santos (UFRPE), com mediação da Profa. Andrea Bandeira (UPE).
A cerimônia de abertura contou com a presença da Profa. Dra. Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo e do Prof. Dr. Arthur Gustavo Lira do Nascimento, presidenta e vice-presidente, respectivamente, da Associação Nacional de História – Seção Pernambuco (ANPUH-PE). Também estiveram presentes a Diretora da UPE Campus Garanhuns, Profa. Dra. Rosângela Estevão Alves Falcão, o Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura, coordenador e diretor científico da Editora da Universidade de Pernambuco, representando a Reitora da UPE, Profa. Dra. Isabela de Albuquerque Rosado do Nascimento, e o Prof. Dr. George Felix Cabral de Souza, representando o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).
A conferência de abertura, realizada no Centro Cultural Sesc Garanhuns e intitulada “Indígenas, Negros e Quilombolas: A Jurema com Vários Galhos, Pensando as Relações nas Reinvenções Socioculturais em Diferentes Temporalidades”, foi proferida pelo Prof. Dr. Edson Hely Silva (UFPE) e mediada pelo Prof. Dr. Arthur Gustavo Lira do Nascimento (Vice-Presidente da ANPUH-PE / ETE Chico Science). Após a conferência, os participantes puderam prestigiar o show de Gean Ramos Pankararu, cantor e compositor indígena, também no Centro Cultural Sesc Garanhuns.
O evento, que se estende até a próxima sexta-feira, promete ser um marco na discussão sobre inclusão e representatividade na história, abordando temas relevantes para o ensino, a pesquisa e a cidadania. Para mais informações e para acessar a programação completa, clique aqui.