Bacharelado em Serviço Social

Duração: 8 períodos (4 anos)
Carga horária: 3.000h

O/A Assistente Social, egresso(a) do curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade de Pernambuco, terá: competência para atuar no enfrentamento das expressões da questão social, ao propor, formular e implementar ações no contexto das políticas públicas, empresas privadas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e outros espaços sócio-ocupacionais que requeiram a intervenção do/a Assistente Social. Capacitação técnico-política para o planejamento e gestão de serviços sociais nas esferas estatal e privada; competência teórico-metodológica, crítica, criativa para atuar no mercado de trabalho e comprometido com o Código de Ética do/a Assistente Social; competência teórico-metodológica para desenvolver uma apreensão crítica do processo histórico como totalidade, o que implica em uma postura investigativa sobre o movimento dinâmico e contraditório, em sua constituição universal, particular e singular das mediações e esferas da vida social; competência investigativa direcionada para a compreensão crítica da formação sócio-histórica da sociedade brasileira, que apreenda as particularidades da constituição e desenvolvimento do capitalismo no país, e a inserção do Serviço Social nas relações sociais; competência ético-política que consolide os valores e princípios legitimados no Código de Ética Profissional e no Projeto Profissional Crítico que possibilite apreender a atuação profissional em todas as dimensões; estará habilitado (pela dimensão técnico-operativa), no âmbito das contradições societárias e as demandas sociais e institucionais postas no mercado de trabalho, para formular respostas, estratégias e instrumentos às expressões da questão social.

O/A Assistente Social é um profissional capacitado para atuar nas expressões e nos impactos da questão social, ao propor, formular e implementar ações no contexto das políticas públicas, empresas privadas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e outros espaços sócio-ocupacionais que requeiram a intervenção deste profissional. De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social, a demanda por Assistentes Sociais é crescente no Brasil. Estes profissionais podem trabalhar nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), presentes em todos os municípios do país, além do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); podem atuar em escolas, creches, hospitais, unidades básicas de saúde e ambulatórios especializados. OSCs e fundações também contratam assistentes sociais para atuar em movimentos sociais ligados aos direitos das crianças e adolescentes, de idosos, da mulher, de negros, de indígenas e da comunidade LGBT.

Mirella de Lucena Mota

Mirella de Lucena Mota

Coordenadora

Maricelly Costa Santos

Maricelly Costa Santos

Vice-Coordenadora

Ana Virginia do Nascimento Moreira

Ana Virginia do Nascimento Moreira

Mestra

Arnaldo Sucuma

Arnaldo Sucuma

Doutor

Carla Navarro Costa

Carla Navarro Costa

Mestra

Elizabeth da Silva Alcoforado

Elizabeth da Silva Alcoforado

Doutora

Franqueline Terto dos Santos

Franqueline Terto dos Santos

Doutora

Liana França Dourado Barradas

Liana França Dourado Barradas

Doutora

Lwdmila Constant Pacheco

Lwdmila Constant Pacheco

Mestra

Maricelly Costa Santos

Maricelly Costa Santos

Doutora

Mirella de Lucena Mota

Mirella de Lucena Mota

Doutora

Raquel Bianor da Silva

Raquel Bianor da Silva

Doutora

A estrutura curricular do curso está organizada em núcleos, como:

Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social: Disciplinas que abordam sociologia, filosofia, economia política, psicologia social e teoria política, oferecendo a base para a compreensão crítica das dinâmicas sociais.

Formação Sócio-Histórica da Sociedade Brasileira: Disciplinas como política social, desenvolvimento capitalista, movimentos sociais e questão urbana e rural.

Fundamentos do Trabalho Profissional: Inclui disciplinas voltadas para a prática profissional, como direitos humanos e cidadania, planejamento e gestão de políticas públicas, além do estágio supervisionado e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O curso também incorpora a curricularização da extensão, com disciplinas e atividades práticas voltadas para a experiência profissional em diferentes contextos sociais.

Documentos relevantes…

O curso de Serviço Social é oferecido no Campus Mata Sul da UPE, na cidade de Palmares, Pernambuco.

Endereço: Av. Dr. Homero França Limeira, 289 – Palmares, PE, 55540-000

Código INEP: 1276879

Instagram: UPE Campus Mata Sul (@upe_matasul) e Curso de Serviço Social – UPE Mata Sul (@servicosocial_upe)