Duração: 8 períodos (4 anos)
Carga horária: 3.000h
O/A Assistente Social, egresso(a) do curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade de Pernambuco, terá: competência para atuar no enfrentamento das expressões da questão social, ao propor, formular e implementar ações no contexto das políticas públicas, empresas privadas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e outros espaços sócio-ocupacionais que requeiram a intervenção do/a Assistente Social. Capacitação técnico-política para o planejamento e gestão de serviços sociais nas esferas estatal e privada; competência teórico-metodológica, crítica, criativa para atuar no mercado de trabalho e comprometido com o Código de Ética do/a Assistente Social; competência teórico-metodológica para desenvolver uma apreensão crítica do processo histórico como totalidade, o que implica em uma postura investigativa sobre o movimento dinâmico e contraditório, em sua constituição universal, particular e singular das mediações e esferas da vida social; competência investigativa direcionada para a compreensão crítica da formação sócio-histórica da sociedade brasileira, que apreenda as particularidades da constituição e desenvolvimento do capitalismo no país, e a inserção do Serviço Social nas relações sociais; competência ético-política que consolide os valores e princípios legitimados no Código de Ética Profissional e no Projeto Profissional Crítico que possibilite apreender a atuação profissional em todas as dimensões; estará habilitado (pela dimensão técnico-operativa), no âmbito das contradições societárias e as demandas sociais e institucionais postas no mercado de trabalho, para formular respostas, estratégias e instrumentos às expressões da questão social.
O/A Assistente Social é um profissional capacitado para atuar nas expressões e nos impactos da questão social, ao propor, formular e implementar ações no contexto das políticas públicas, empresas privadas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e outros espaços sócio-ocupacionais que requeiram a intervenção deste profissional. De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social, a demanda por Assistentes Sociais é crescente no Brasil. Estes profissionais podem trabalhar nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), presentes em todos os municípios do país, além do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); podem atuar em escolas, creches, hospitais, unidades básicas de saúde e ambulatórios especializados. OSCs e fundações também contratam assistentes sociais para atuar em movimentos sociais ligados aos direitos das crianças e adolescentes, de idosos, da mulher, de negros, de indígenas e da comunidade LGBT.
A estrutura curricular do curso está organizada em núcleos, como:
Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social: Disciplinas que abordam sociologia, filosofia, economia política, psicologia social e teoria política, oferecendo a base para a compreensão crítica das dinâmicas sociais.
Formação Sócio-Histórica da Sociedade Brasileira: Disciplinas como política social, desenvolvimento capitalista, movimentos sociais e questão urbana e rural.
Fundamentos do Trabalho Profissional: Inclui disciplinas voltadas para a prática profissional, como direitos humanos e cidadania, planejamento e gestão de políticas públicas, além do estágio supervisionado e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O curso também incorpora a curricularização da extensão, com disciplinas e atividades práticas voltadas para a experiência profissional em diferentes contextos sociais.
Documentos relevantes…
O curso de Serviço Social é oferecido no Campus Mata Sul da UPE, na cidade de Palmares, Pernambuco.
Endereço: Av. Dr. Homero França Limeira, 289 – Palmares, PE, 55540-000
Código INEP: 1276879
Instagram: UPE Campus Mata Sul (@upe_matasul) e Curso de Serviço Social – UPE Mata Sul (@servicosocial_upe)