1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
NAISCI / HUOC - UPE Promove Educação e Inclusão para Idosos - Universidade de Pernambuco

NAISCI / HUOC - UPE Promove Educação e Inclusão para Idosos

 

Publicado dia 31/07/2024

O Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania da Pessoa Idosa (NAISCI), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, fundado pela assistente social Dra. Sálvea Campelo, em março de 2006, é uma instituição dedicada à promoção dos direitos da pessoa idosa. Desde sua criação, o NAISCI tem se destacado com a publicação de diversos livros sobre a temática do envelhecimento humano, sendo um comemorativo sobre os 12 anos do Núcleo e outro com o relato da realização dos Projetos do Naisci durante a Pandemia da Covid-19, publicados pela Editora da UPE (EDUPE). A instituição começou com o Projeto intitulado Ciclo de Educação Continuada (hoje permanente) em Saúde e Cidadania da Pessoa Idosa, com um grupo inicial de 10 pessoas e, atualmente, com 120 idosos/as. Além disso, oferecerá um curso para conselheiros/as que atuam nos Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, com um livro de apoio, cuja aula inaugural acontecerá no próximo dia 6 de agosto, para uma turma destinada ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Caruaru.   

Um dos principais objetivos do NAISCI é a articulação interna, com projetos que circulam por diversas unidades da Universidade de Pernambuco, principalmente no campus Santo Amaro. O Núcleo também promoveu ações na Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP), Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (PROCAPE), além de atividades no campus Arcoverde. Essa ampla atuação visa melhorar a qualidade de vida e o exercício da cidadania dos/as idosos/as.  

Entre os livros publicados a partir do Núcleo pela EDUPE com temas voltados para as pessoas idosas estão: “Pesquisa sobre o Envelhecimento Humano no Serviço Social”, “Noções de Controle Social para Conselhos de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa” (livro de apoio), “Acesso de Mulheres Idosas a Direitos Sociais no Brasil Durante o Período de Distanciamento Social da COVID-19”, “Envelhecimento e Temas Contemporâneos: A Pesquisa em Defesa do Direito à Vida” e “12 Anos no NAISCI: História e Contribuições”.  

O NAISCI oferece uma ampla gama de atividades e projetos voltados para os/as idosos/as. Entre eles, destacam-se o Projeto Escola do Estatuto, iniciado em 2008, que oferece um curso com duração de 80 horas sobre os direitos preconizado a partir do Estatuto da Pessoa Idosa, e o Projeto Envelhecimento Ativo (este coordenado pela terapeuta ocupacional Tatiana Carvalho), que promove o engajamento em ocupações e projetos de vida, além de trabalhar o corpo e a mente. Há também cursos de fotografia, com 10 aulas, e workshops variados, além de um Grupo de Estudo sobre Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social (Geehpts). Outro projeto do Núcleo é o "Decifrar para Enfrentar", que visa combater a violência contra a pessoa idosa, esse projeto consiste em dialogar com os/as idosos/as, os/as ouvindo e trazendo conteúdos educativos através de suas falas, verificando se no grupo algum/a participante precisa de atendimento individual. O Naisci também se engaja em ensino, pesquisa e extensão, sempre buscando aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.   

‘’Se eu pudesse resumir o Naisci em uma única palavra eu diria que é uma escola porque aprendemos muito, eu e a professora Tatiana, apesar de coordenarmos o projeto, escrever, propor e submeter, na verdade aprendemos muito com todos/as que passam pelo Naisci, seja com estudantes, idosos/as ou residentes, tem sempre muita troca.’’ Ressalta a Assistente Social Sálvea Campelo.  

Um outro objetivo, é abrir a Universidade para os/as idosos/as, permitindo que eles/as participem de aulas e se beneficiem de uma educação contínua com o Ciclo de Educação Permanente que oferece aulas recorrentes, e as palestras são construídas em conjunto pelos/as idosos/as e a equipe do NAISCI. 

O Núcleo combate a infantilização dos/as idosos/as, promovendo o respeito e a dignidade. Um exemplo desse trabalho é Dona Nadir Bezerra de 76 anos, representante do NAISCI, que foi coroada Rainha do Carnaval de Recife, demonstrando o impacto positivo da instituição na vida dos/as idosos/as.  

‘’Eu me sinto muito bem, gosto muito do Naisci, não gosto nem de perder as palestras. Como rainha para mim foi muito importante, porque fui muito humilhada e no fim ganhei, e fui muito bem sucedida. Me sinto muito bem no Naisci e, como rainha, porque fui a primeira rainha do naisci.’’ Destaca Nadir Ferreira, membro do Naisci.  

A UPE destaca-se nacionalmente por sua capacidade de sistematizar e defender os fundamentos da gerontologia social crítica no meio acadêmico. A universidade adota uma perspectiva distinta da gerontologia tradicional, que domina a maioria dos cursos e projetos no Brasil, com algumas exceções, esse reconhecimento solidifica a universidade como uma referência na promoção dessa abordagem crítica da gerontologia no país.