Publicado em 09/08/2024
Na manhã desta última quinta-feira (08), o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - Prof. Luiz Tavares (PROCAPE) recebeu o Dr. Pedro Albajar Vinãs, Médico especialista em Medicina Tropical, técnico do Departamento de Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, e responsável pelo programa de controle da Doença de Chagas da OMS, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio Negro, Doença de Chagas, Amazônia brasileira, Rhodnius brethesi, Ecocardiografia e Esofagografia.
Na ocasião, o Gestor Executivo do Procape, Dr. Ricardo Lima, apresentou a estrutura do hospital e contou um pouco da história da unidade. Foi uma grande oportunidade para todos os profissionais presentes. O Procape faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) e, com a nova estrutura, passa a disponibilizar mais 20 leitos equipados, com a retomada do funcionamento dos 18 leitos já existentes, destinado ao internamento dos pacientes cardiopatas graves que são admitidos na Emergência Cardiológica.
Pedro Albajar tem dupla nacionalidade, brasileira e espanhola. É membro de Caldes Solidária e vice-presidente da ONG NeAc (Núcleo de estudos para o Amazonas de Catalunha) que colabora em vários projetos de desenvolvimento em Brasil. Em 2010, recebeu o prêmio de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Humano do Conselho Comarcal do Vallès Oriental.
Participaram também a Cardiologista, Drª Isly Lucena, a Hematologista e uma das Diretoras da Casa de Chagas, Drª Cristina Carrazzone, a Biomédica e Técnica de Enfermagem, Maria Aucineide Basílio, a Presidente da Associação de Chagas de Pernambuco, Joanda Gomes de Araújo, e a Vice-gestora do Procape, Irmã Lucimar.