1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE participa do colegiado interno com a equipe técnica da GRE Mata Norte - Universidade de Pernambuco

UPE participa do colegiado interno com a equipe técnica da GRE Mata Norte


Publicado em 30/07/2024

Na segunda-feira (22), a Gerência Regional de Educação (GRE) da Mata Norte acolheu os servidores para o início do 2º semestre de 2024 e promoveu um encontro de reflexões acerca dos saberes e fazeres no cotidiano da ação educativa, com a participação da Profª Drª Ana Sotero Pereira, da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Mata Norte.

A Gerente da GRE, Profª Gilvania Cavalcante, ressaltou a importância da parceria entre a UPE e a Secretaria de Educação e Esportes na formação inicial e continuada de professores para a região. “É oportuno salientar que a parceria da Universidade de Pernambuco com a educação básica no que tange a formação inicial e continuada ratifica o avanço e as oportunidades de uma escola atenta à produção do conhecimento, reverbera também em nossos resultados educacionais”, destacou.

O momento, cujo tema foi “A ação dos técnicos educacionais à luz da pedagogia da autonomia”, permeou as categorias Freireanas: diálogo, pesquisa, criticidade, exemplo, inclusão, reflexão e práxis. O evento aconteceu em horário integral, no auditório da GRE Mata Norte, e contou com a colaboração de 80 técnicos das diversas áreas, setores e diretorias da GRE.

A Profª Mª Ana Tereza Aquino, Coordenadora de Desenvolvimento da Educação, abordou a relevância da aproximação da universidade com as escolas da região para fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão. “Através das parcerias, estabelecemos uma relação de influência na produção do conhecimento. A educação básica se refaz, buscando o seu lugar de direito, pois é possível fazer ciência na escola básica. E a universidade fortalece suas ações, porque essa aproximação faz com que haja um entendimento na relação teoria–ação, construindo uma dialética que oportuniza avanços no ensino, consequentemente, na aprendizagem de nossos estudantes”, pontuou.

O encontro foi norteado pelo diálogo como premissa da ação gestora e na relação com os professores, que esperam encontrar nos técnicos o acolhimento, a alegria e o aprofundamento. Após a palestra, as diversas equipes gestoras e diretorias apresentaram seus relatos e projetos vivenciados no período de janeiro a julho, bem como propostas para o segundo semestre de 2024.