A Extensão Universitária é um processo educativo e científico, ao fazer extensão estamos produzindo conhecimento, mas não qualquer conhecimento, um conhecimento que viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade e vice-versa. Uma extensão que é experiência na sociedade, uma práxis de um conhecimento acadêmico, mas que não se basta em si mesmo, pois está alicerçada numa troca de saberes, popular e acadêmico, e que produzirá o conhecimento no confronto do acadêmico com a realidade da comunidade.
A Universidade de Pernambuco, em conformidade com as normas nacionais, reconhece vários tipos de atividades de atividades de extensão: programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços. Atualmente todas as Instituições de Ensino Superior do país tem o desafio de dedicar 10% da carga horária dos cursos em atividades de extensão.
O Instituto de Ciências Biológicas conta com vários programas e projetos em andamento nas áreas de saúde, educação ambiental e meio ambiente.
Links
Sessão de Extensão do site da Universidade de Pernambuco.