História do ICB

 1976 – O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) iniciou suas atividades em 1976, seguindo as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1968, que determinava a criação de institutos básicos no ensino universitário.

1987 – O Prof. Rildege Acioly assumiu a Direção do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Pernambuco, por indicação do então Reitor, Prof. Othon Bastos.

1990 – Primeiras eleições diretas e paritárias para os cargos de Diretor e Vice-Diretor do ICB, com a participação dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica (professores, alunos e técnicos-administrativos).

              Aprovação do Projeto do Curso de Graduação em Ciências Biológicas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, justificada pela existência do ICB como   unidade de curso próprio e não apenas como unidade de apoio curricular ao ciclo básico das unidades de ensino da área da saúde da UPE.

2000 – Início do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, ofertado inicialmente com as ênfases em Biologia Humana e Biologia Parasitária, posteriormente reestruturadas como Biotecnologia e Biologia Parasitária.

2001 – Inauguração do Centro de Estudos e Pesquisas Prof. Carlos Roberto da Silva, formado por seis laboratórios: 02 de Microscopia, 01 de Biofísica, 01 de Fisiologia, 01 de Bioquímica e 01 de Informática, para apoio às atividades de ensino dos cursos de graduação.

2005 – Início das atividades da Pós-Graduação Stricto sensu, com a participação do ICB no curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UPE).

2006 – Implantação da ênfase de Biologia Ambiental do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.

              Participação no Programa de Pós-Graduação em Rede na área de Biotecnologia (RENORBIO), através da atuação de docentes do ICB no Curso de Doutorado.

2007 – Aprovação do Mestrado Acadêmico em Biologia Celular e Molecular Aplicada (PPGBCMA) do ICB, sendo o primeiro curso de Pós-Graduação Stricto sensu do ICB, voltado para a formação acadêmica dos graduados em ciências biológicas.

2010 – Início da segunda entrada do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, a partir de 2013.2.

2013 – Obtenção de conceito 4 para o Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada (ICB-UPE) e Mestrado em Ciências da Saúde (ICB/FCM-UPE).

             Aprovação do Curso de doutorado em Ciências da Saúde (PPGCCS).

2014 – Aprovação do Curso de Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada do PPGBCMA.

             Atualização da matriz curricular do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.

2015 – Ampliação do Centro de Estudos e Pesquisas Prof. Carlos Roberto da Silva, com a criação de Laboratórios de Pesquisa na área Biotecnológica.

           Construção do Laboratório Multiusuário em Saúde (LMS).

           Início das atividades acadêmicas do Curso de doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada (PPGBCMA).

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas obteve:

  • Conceito 4 (quatro) pelo ENADE

  • 4 quatro (quatro) estrelas no Guia do estudante

  • Selo de Qualidade de Cursos do Conselho Regional de Biologia (CRBio).

2021 – Aprovação do Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional (Resolução CONSUN Nº 39/2021).

2023 – Início das atividades acadêmicas do Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional.